Tecnologia
Windows 11: Lentidão Incomoda Usuários e Desperta Reclamações
Lançada na semana passada, atualização do sistema já gera reclamações. Internautas apontam redução de mais de 50% da velocidades de SSDs
A nova atualização do Moment 2 para Windows 11, versão 22H2, tem gerado reclamações entre os usuários, especialmente sobre a lentidão em notebooks e desktops que utilizam SSD como armazenamento principal.
A novidade foi disponibilizada pela Microsoft para o público em geral há somente uma semana, mas já causou muito problemas e gerou a publicação de relatos, inclusive nas redes sociais.
Usuários expressaram seu descontentamento, principalmente por meio do Reddit. Um deles, identificado como “mesp21”, afirmou que a velocidade do SSD NVMe caiu 50% desde que ele instalou a atualização do sistema operacional.
Queda brusca
A queda foi imediata. Na mesma publicação, o internauta expôs que a velocidade de leitura da unidade de armazenamento passou de 7.000 MB/s para até 3.000 MB/s. Em seguida, ela caiu ainda mais, indo para 1.000 MB/s depois que ele ativou o perfil de energia mais equilibrado.
O que chamou a atenção na postagem é que não se trata de um caso isolado. No mesmo tópico, existem várias outras queixas no mesmo sentido.
Outras reclamações
O usuário “sebascq”, por exemplo, apontou que o tempo de inicialização do notebook passou de 14 para 31 segundos, depois que ele atualizou o Windows 11. Já outro internauta, identificado no Reddit como “Mrbigdog99”, publicou um print comparando o desempenho do SSD do seu computador antes e depois da instalação. Os dados apontam uma redução grande na agilidade do equipamento.
Solução possível
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre as reclamações. Diante disso, os próprios usuários têm buscado alternativas para solucionar o problema. A principal delas, claro, é a desinstalação do update. Quem fez isso diz ter conseguido recuperar o desempenho anterior dos SSDs.
Se você está enfrentando o mesmo problema e deseja desinstalar a atualização do Windows 11, basta seguir este caminho: Iniciar > Configurações > Windows Update > Histórico de atualização > Desinstalar atualizações e selecionar o pacote mais recente para removê-lo.
Antes de tomar essa decisão, no entanto, é bom saber que as correções de bugs da atualização serão perdidas, o que pode deixar o seu PC vulnerável.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia19 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?