Conecte-se conosco

Tecnologia

Microsoft vai investir R$ 14,7 bi no Brasil

Companhia é uma Big Tech.

Publicado

em

Em uma movimentação estratégica, a Microsoft revelou ontem o maior investimento já realizado de uma única vez no Brasil, totalizando R$ 14,7 bilhões. Este montante será alocado na construção de infraestrutura de nuvem e inteligência artificial (IA) ao longo dos próximos três anos, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de IA no país e acelerar a inovação nesse setor.

O investimento também é parte do programa ConectAI, que visa capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA nos próximos três anos, promovendo benefícios de longo prazo para a economia nacional. A iniciativa não apenas fortalecerá a competitividade do Brasil, mas também contribuirá para a formação de uma força de trabalho qualificada em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia.

A expansão da infraestrutura de nuvem e IA ocorrerá em diversos campus de datacenters no estado de São Paulo, alinhando-se com a visão do governo de melhorar a eficiência do setor público e incentivar a sustentabilidade. Atualmente, a Microsoft já opera duas regiões do Azure no Brasil: Brasil South, com sede em São Paulo, e Brasil Southeast, localizada no Rio de Janeiro.

“O compromisso da Microsoft é claro: apoiar a transformação da IA no Brasil e garantir que seus benefícios sejam amplamente acessíveis”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA, junto com a capacitação, ajudarão a garantir que a população brasileira prospere nesta nova era.”

Microsoft

O programa ConectAI será fundamental para enfrentar as mudanças na força de trabalho causadas pela IA. Um estudo realizado pela consultoria FrontierView em 2020 revelou que uma adoção massiva da IA no Brasil poderia adicionar até 4,2 pontos percentuais ao PIB até 2030. Mesmo uma adoção mínima poderia resultar em um aumento de 1,8 pontos percentuais no mesmo período.

Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, destacou que o anúncio demonstra o compromisso da empresa com um crescimento econômico inclusivo. “Estamos capacitando indivíduos, empresas e a sociedade, democratizando o uso da IA e desenvolvendo habilidades essenciais que apoiarão o crescimento econômico e profissional dos cidadãos”, disse.

Para implementar o ConectAI, a Microsoft firmou parcerias com 26 organizações, incluindo governos, instituições educacionais e ONGs. Uma colaboração notável é com o SENAI São Paulo, que oferecerá cursos de fluência em IA e treinamento para certificação AI-900. Além disso, a Microsoft continuará a trabalhar com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para fornecer acesso a habilidades digitais por meio do programa “Escola do Trabalhador 4.0”.

A Microsoft também se uniu à Nova Escola para capacitar professores em habilidades de IA, enquanto uma parceria com o UNICEF busca reduzir o número de jovens entre 18 e 25 anos que não estudam e não trabalham. Para servidores públicos, a empresa se associou à ENAP para fornecer treinamento que melhore a produtividade e a eficiência no setor.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS