Agronegócio
Milho: saiba como plantar e cultivar em casa!
Veja o passo a passo completo para realizar um plantio de sucesso!
Muito versátil, o milho possui diversos benefícios por ser rico em antioxidantes luteína e zeaxantina, além de apresentar alto teor de fibras. Além disso, o grão pode ser consumido de várias formas, facilitando sua inclusão à dieta.
Veja também: Conheça os benefícios do cará e aprenda a plantar esse legume em casa
Hoje, preparamos um guia completo para você aprender a cultivar esse grão com facilidade!
Benefícios do milho
Além das questões financeiras, aprender a cultivar milho em seu quintal traz outros benefícios. Os cereais, por exemplo, são ricos em vitaminas e minerais que promovem um sistema imunológico mais forte.
Além disso, contém fibra que melhora a digestão e promove a saciedade. Este vegetal também possui propriedades antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol e a reduzir a absorção de gordura. Dito isto, muitas vantagens são obtidas através do consumo desse ótimo vegetal.
Como plantar milho no seu quintal
Para iniciar o plantio do milho, o primeiro passo é determinar a melhor época para o cultivo, que é quando a terra está quente. Sendo assim, o melhor período é entre os meses de agosto e dezembro. Outro ponto, é escolher um local bastante ensolarado e limpo, sem a presença de ervas daninhas e mato.
Solo
Se o seu solo já estiver plantado com outros grãos, será ideal para o cultivo de milho, por possui a quantidade necessária de nitrogênio. No entanto, se o solo ainda estiver virgem, misture-o com esterco de vaca. Faça isso cerca de quatro semanas antes do plantio para permitir que os nutrientes penetrem no solo.
Como plantar as sementes
Cave buracos de cerca de 3 cm no solo preparado e enterre duas a três sementes em cada buraco. Mantenha uma distância de 60 cm de cova a cova para não interferir no desenvolvimento da planta.
Por fim, regue para endurecer o solo e cubra as covas com plástico ou uma lona se a temperatura cair acentuadamente na primeira semana.
Rega e colheita
Continue regando diariamente, mas não encharque o solo, pois o excesso de água reduzirá a quantidade de grãos nas espigas. Além disso, a parte superior da planta não deve ser regada.
Após 120 dias do plantio, você perceberá que um líquido é expelido ao pressionar os grãos. Portanto, seu vegetal está pronto para ser colhido.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?