Empresas
Mineradora Vale reporta lucro 9% menor no 1TRI24
Companhia é uma multinacional brasileira.
A mineradora Vale (VALE3) anunciou ontem que seu lucro líquido teve uma queda de 9% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido à redução dos preços realizados na comercialização de suas principais commodities.
A empresa, uma das líderes mundiais na produção de minério de ferro, registrou um lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares no trimestre encerrado em março, abaixo das expectativas dos analistas consultados pela LSEG, que esperavam um lucro de 1,9 bilhão de dólares.
Segundo seu balanço financeiro, o principal impacto negativo no lucro líquido da Vale em comparação com o primeiro trimestre do ano passado veio dos preços menores realizados de minério de ferro, níquel e cobre.
O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado da empresa caiu 7% entre janeiro e março, para 3,44 bilhões de dólares, enquanto os analistas estimavam 3,66 bilhões de dólares.
No entanto, os efeitos adversos nos resultados foram parcialmente compensados pelo aumento dos volumes de vendas de minério de ferro e cobre, conforme destacado pela empresa em seu balanço financeiro.
Vale (VALE3)
Na semana anterior, a Vale já havia anunciado um aumento de 6,1% em sua produção de minério de ferro no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, impulsionado pelo desempenho de sua importante mina S11D, no Pará, com um aumento significativo nas vendas no período.
A produção total de minério de ferro da Vale nos primeiros três meses do ano atingiu 70,84 milhões de toneladas, o melhor desempenho para um primeiro trimestre desde 2019, enquanto as vendas aumentaram 14,7%, para 63,83 milhões de toneladas.
No comunicado, o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, ressaltou o progresso da empresa em projetos de crescimento que visam melhorar a qualidade e a flexibilidade de seu portfólio de produtos.
O preço médio realizado de finos de minério de ferro no primeiro trimestre foi de 100,7 dólares por tonelada, abaixo dos 108,6 dólares registrados no mesmo período de 2023, com ajustes provisórios de preços devido a valores futuros menores no último dia do trimestre.
1TRI24
A receita líquida de vendas no primeiro trimestre permaneceu praticamente estável em relação ao ano anterior, totalizando 8,5 bilhões de dólares, enquanto os analistas esperavam 8,64 bilhões de dólares.
O custo caixa C1 da Vale, excluindo compras de terceiros, ficou ligeiramente menor em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 23,5 dólares por tonelada.
A dívida líquida expandida aumentou 14% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2023, atingindo 16,4 bilhões de dólares, dentro da faixa de metas da Vale, que varia entre 10 bilhões e 20 bilhões de dólares.
Investimentos
Os investimentos da Vale no primeiro trimestre totalizaram 1,4 bilhão de dólares, representando um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, a Vale anunciou que prevê fazer provisões de 2,9 bilhões de dólares em 2024 relacionadas ao rompimento das barragens de mineração em Brumadinho e Mariana, ambas em Minas Gerais.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos