Conecte-se conosco

Commodities

Minério de ferro recua pela 3ª sessão com indícios de demanda fraca

O volume de minério de ferro importado estocado em portos chineses atingiu o maior nível desde abril, enquanto Austrália e Brasil continuam aumentando os embarques.

Publicado

em

Os futuros do minério de ferro tiveram recuo pela terceira sessão nesta quinta-feira (17), devido à crescentes perspectivas de aumento na oferta do material usado na fabricação do aço e por sinais de que a demanda por aço na China não tem sido tão forte conforme o esperado.

Na bolsa de commodities de Dalian, o minério de ferro encerrou em queda de 2,7%, a 790 iuanes (116,67 dólares) por tonelada, sendo este o fechamento mais fraco desde 31 de julho.

Já na bolsa de Cingapura, o minério de ferro chegou a registrar queda de 2,5%, para 116,65 dólares, o que também representa o menor nível desde 31 de agosto.

Segundo dados da consultoria SteelHome, na semana passada, o volume de minério de ferro importado estocado em portos chineses atingiu o maior nível desde abril, enquanto Austrália e Brasil continuam aumentando os embarques.

Os embarques de minério de ferro da Austrália para a China pelo porto Port Hedland tiveram um aumento de 5,2% em agosto ante o mês anterior, para 40,2 milhões de toneladas, de acordo com dados da Refinitiv.

Por sua vez, a brasileira Vale tem buscado expandir sua capacidade de produção anual para 450 milhões de toneladas, embora não tenha estabelecido um prazo para alcançar a meta. No momento, a companhia tem produzido a um ritmo de 318 milhões de toneladas por ano.

As exportações brasileiras de minério de ferro totalizaram aproximadamente 2,17 milhões de toneladas nos oito primeiros dias úteis de setembro, ante 2 milhões de toneladas/dia nos primeiros quatro dias, segundo a ANZ.

A demanda por aço na China, entretanto, não tem atendido as expectativas, segundo analistas, o que tem contribuído para derrubar os futuros dos ferrosos.

“No verão, o mercado tinha fortes expectativas (de melhoria) para o inverno. No entanto, nem os dados semanais sobre aço da semana passada e nem os recentes dados do mercado imobiliário divulgados em agosto demonstraram totalmente uma demanda forte”, afirmaramanalistas da Sinosteel Futures em nota.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai caiu 0,3%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS