Agronegócio
Ministério da Agricultura inaugura 34 pontos de conexão 4G em comunidades de MS
A meta é colocar pelo menos um ponto de conexão na zona rural de cada município do Estado
Na última semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inaugurou 34 pontos de conexão via satélite para comunidades mato-grossenses. A solenidade de lançamento contou com a participação da ministra Tereza Cristina e foi realizada na área rural do município de Rio Brilhante, no Assentamento Taquara.
De acordo com a ministra, em parceria com o Ministério das Comunicações e o governo local, a meta é colocar pelo menos um ponto de conexão hub, onde o dispositivo de rede responsável facilitará a conexão de vários computadores em uma mesma rede local nas zonas rurais.
Levando em consideração aspectos da densidade populacional e o índice de desenvolvimento humano (IDH), foram instalados, até o momento, 51 pontos de conectividade nos estados do Maranhão, Alagoas, Pará, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além disso, projetos-pilotos de antena 5G e um estudo de projeção de impacto no Valor Bruto da Produção (VBP), também estão sendo pensados para manter maior conectividade entre as comunidades do agro à internet. Em uma primeira fase, 166 comunidades rurais serão conectadas por meio de modelo de satélites geoestacionários.
De acordo com o ministério, a tecnologia por meio dos satélites permite uma comunicação de dados com alta velocidade e qualidade. “A tecnologia satélite permite a comunicação de dados em banda larga a partir de faixa dedicada a essa transmissão com alta velocidade e qualidade para locais remotos e de difícil acesso. É o caso da região amazônica, onde cabo de fibra óptica e antenas não chegam ou sua viabilidade é remota”, explicou.
No Mato Grosso do Sul, as Comunidades Rurais Conectadas, em conjunto com outros projetos, estenderão o acesso à internet a áreas carentes de conectividade e transferência de tecnologia e inovação. Além disso, foram assinados termos de repasse de doação de cinco computadores para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Taquara.
“O acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação é, também, um meio de promover inclusão social e estimulo ao associativismo e cooperativismo. Desta forma, amplia-se as possibilidades de assistência técnica e extensão rural remota, bem como de acesso às informações para benefício das comunidades rurais”, destacou a pasta.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga