Conecte-se conosco

Economia

Ministério da Saúde deve entregar 38 milhões de doses de vacinas em março

Quantitativo foi reduzido em quase 8 milhões de doses em relação ao que era previsto inicialmente devido a atrasos na entrega de vacinas e insumos.

Publicado

em

VACINA-COVID-19

O Ministério da Saúde divulgou o cronograma da entrega de vacinas contra a Covid-19 para este mês. Segundo a pasta, 38 milhões de doses da vacina serão distribuídas em março. Contudo, o novo quantitativo foi reduzido em quase 8 milhões de doses em relação ao que era previsto inicialmente.

O governo justificou a redução no número de doses, dizendo que cerca de quatro milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que seriam importadas da Índia, não serão entregues a tempo. Ademais, a Fiocruz, que é responsável pela produção do imunizante no país, recebeu os insumos da China com atraso.

“As incertezas vieram ocorrendo, seja no desenvolvimento, seja na conclusão dos estudos clínicos de fase 3. E, para a nossa frustração, nós não conseguimos a velocidade e a quantidade que nós queríamos”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco.

Também estão previstas 400 mil doses da Sputnik V, da Rússia, que devem ser entregues em abril. Contudo, a vacina ainda não recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o momento, a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Covishield (Oxford), e cedeu o registro sanitário definitivo para o imunizante da Pfizer/BioNTech. Outras vacinas que possivelmente podem chegar ao Brasil nos próximos meses são Covaxin, Sputnik V, Janssen, Moderna e Covax Facility.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS