Economia
Ministério do Turismo e BNDES facilitam financiamento para empresas do segmento turístico
Modificações no Fundo Geral do Turismo (Fungetur) permitem operações com garantia do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC).
A partir de agora, as empresas do segmento turístico podem conseguir financiamentos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) com as garantias do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC), operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma norma do Ministério do Turismo (MTur) trocou o INPC pela taxa Selic como índice de atualização das operações do Fungetur. Essa mudança para uma taxa de mercado permitiu que as garantias do PEAC possam ser utilizadas nesses financiamentos.
Ciro Magalhães, gerente do Departamento de Produtos de Garantia do BNDES, declarou em reunião realizada na terça-feira, 6: “A alteração no indexador promovida pelo Ministério do Turismo é bastante oportuna, pois permite a combinação da garantia do PEAC com as linhas do Fungetur”.
“A sinergia entre uma linha de crédito formatada especialmente para o setor de turismo, aliada à assertividade que o PEAC tem obtido no restabelecimento do acesso a crédito para pequenas e médias empresas, tem grande potencial de fortalecimento do setor neste momento tão delicado”, completou o diretor.
O PEAC garante 80% de cada operação. Logo, o programa dá mais segurança às instituições financeiras e colabora para tornar o crédito mais acessível. Dessa forma, os prestadores de serviço inscritos no Cadastur – cadastro de pessoas físicas e jurídicas que trabalham no setor turístico – vão ter mais facilidade para acessar às linhas do Fungetur, que conta com R$ 5 bilhões para apoiar o setor. Esse recurso pode ser aplicado em capital de giro, projetos e na aquisição de máquinas e equipamentos.
O programa PEAC foi criado com objetivo de facilitar o crédito para médias e pequenas empresas, associações, fundações privadas e cooperativas, exceto as de crédito.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp