Finanças
Ministro da Fazenda anuncia mudanças no Pix! Entenda!
Nesse ano, será lançado pelo Banco Central do Brasil pagamento do PIX no crédito. Confira a seguir mais informações!
Recentemente, foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o crédito no Pix será lançado pelo Banco Central do Brasil neste ano.
Ainda não se tem definida a data de lançamento dessa nova ferramenta do sistema de pagamentos instantâneos. Para o ministro, o Pix será mais uma opção de crédito para os cidadãos.
Nesse sentido, Haddad afirmou que, em uma reunião com o presidente do Banco Central, Campos Neto, foi decidido que serão desengavetadas todas as iniciativas do BC que estavam paradas no Executivo.
“Já me comprometi a levar adiante a agenda de reformas no sistema de crédito, para melhorar o ambiente no Brasil”, disse o ministro.
Além disso, o ministro apontou, durante declaração dada a empresários na sede da Fiesp no estado de São Paulo, a existência de oito projetos de lei prontos sobre o sistema Pix.
“A lei de garantias, com pequenos ajustes, vai passar pelo Senado”, afirmou Haddad.
O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e foi lançado no mercado em novembro de 2020. Desde então, esse sistema vem revolucionando a maneira como o brasileiro lida com a vida financeira diante da possibilidade de fazer pagamentos instantâneos e gratuitos.
De acordo com o Banco Central, o Pix tem sido um dos meios mais usados atualmente e o volume financeiro de transações através do serviço chegou a R$ 10,9 trilhões em 2022.
Diante disso, o BC vem buscando maneiras de aprimorar o sistema e estudando a implementação do crédito no Pix, a modalidade automática e o pagamento por aproximação.
Frente a isso, Haddad afirmou que serão implementadas muitas melhorias no Pix ao longo do novo governo.
“Me comprometi com ele que em 15 dias vamos ter todas essas medidas na mão e encaminharemos ao Congresso depois de uma avaliação interna do Ministério da Fazenda. São medidas que vão melhorar o ambiente de negócios do Brasil”, afirmou Haddad.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp