Conecte-se conosco

Commodities

Mistura de biodiesel no Brasil é reduzida temporariamente pela ANP

Reguladora está preocupada com a escassez de soja, principal matéria-prima do biocombustível no país.

Publicado

em

Uma redução incomum e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que está preocupada com escassez da principal matéria-prima do biocombustível no país, a soja.

A mistura passará dos atuais 12% para 11% em novembro e dezembro, último bimestre do ano.

“A medida é necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que a oferta de biodiesel para o período citado poderia não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel B, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia”, afirmou a ANP.

Associações de produtores já previam o corte como uma alternativa em meio ao cenário atual, tendo dito anteriormente que a  ANP poderia reduzir temporariamente a mistura caso a oferta se mostrasse insuficiente durante o leilão previsto para o dia 5 de outubro.

Em setembro e outubro, a reguladora já havia reduzido a mistura obrigatória temporariamente de 12% para 10%, em uma conjuntura de preços altos do biocombustível, que saltaram mais de 40% no leilão de agosto em relação ao certame anterior.

A reapresentação de ofertas, já com uma mistura reduzida para 11%, ocorrerá na próxima sexta-feira, segundo o novo cronograma do 76º leilão.

A soja, que responde por mais de 70% da matéria-prima do biodiesel no Brasil, atingiu um recorde de preços de 2012 nesta semana, com a forte demanda diminuindo os estoques da maior safra já registrada no país.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS