Tecnologia
Mobile ALOHA: conheça o robô barato que cozinha e arruma a casa
Esse robô não só ajuda em tarefas domésticas, mas também mostra como a Inteligência Artificial está avançando.
Imagine um robô que pode cozinhar, lavar louça e até arrumar sua casa! Isso não é mais ficção científica, graças aos pesquisadores da Universidade de Stanford e da DeepMind, uma parte do Google especializada em automação e inteligência artificial. Eles criaram um robô, chamado Mobile ALOHA, que já sabe fazer algumas tarefas domésticas.
Habilidades do Mobile ALOHA
O que esse robô já consegue fazer é impressionante. Ele não só cozinha camarão, mas também limpa sujeiras, guarda utensílios de cozinha e até organiza cadeiras pela casa. Tem vídeos mostrando todas essas habilidades dele.
Outra novidade é que, ao contrário de outros robôs super caros, o Mobile ALOHA foi desenvolvido com um custo bem menor. Os pesquisadores gastaram apenas cerca de 32 mil dólares (uns 156 mil reais) no início do projeto. Eles usaram peças de robôs já prontas e partes feitas em impressoras 3D para manter os custos baixos.
O mais curioso é como eles ensinaram o robô a cozinhar camarão. Os cientistas controlaram o robô remotamente cerca de 20 vezes, cada uma de um jeito um pouco diferente, para mostrar como manusear o marisco na panela.
Zipeng Fu, um estudante de doutorado envolvido no projeto, explicou que, ao realizar uma tarefa cerca de 50 vezes, o robô tem até 90% de chance de aprender a fazê-la sozinho depois.
Projeto de código aberto
Um ponto legal desse projeto é que ele é de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode acessar as informações sobre como montar um desses robôs. A equipe do projeto disponibilizou uma lista de peças necessárias e um guia para montagem.
O projeto ainda está em andamento, então tem algumas falhas. No entanto, os cientistas estão levando isso na esportiva, até mesmo fazendo vídeos com os erros do robô. Isso mostra que eles estão aprendendo e aprimorando o robô a cada dia.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%