Automobilística
MobizapSP: aplicativo de transporte da Prefeitura de São Paulo irá começar a operar até o dia 24
O aplicativo de corridas criado pela prefeitura de São Paulo deverá entrar na ativa até o dia 24 desse mês. App já conta com 9.845 motoristas
Para concorrer de frente com a Uber e a 99, a prefeitura de São Paulo criou o MobizapSP, um aplicativo de caronas. O aplicativo já conta com 9.845 motoristas cadastrados, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
Para que as corridas sejam liberadas, a prefeitura aguarda que sejam atingidos entre 10 mil e 12 mil motoristas. O esperado é que as operações comecem entre os dias 22 e 24, ainda desse mês.
Segundo a prefeitura, já existem mais de 10 mil passageiros cadastrados na plataforma aguardando a liberação para utilizar o novo aplicativo.
O aplicativo foi lançado no último dia 9 e no dia seguinte, já contava com a inscrição de 23 mil pessoas, sem situação definida entre passageiros e motoristas.
A SMT explica que os inscritos se encontram nessa situação “indefinida”, devido a uma das opções de inscrição. Isso porque os usuários podem se inscrever como “motorista-passageiro”.
Essa definição é utilizada por aqueles que querem utilizar a nova plataforma das duas formas, como cliente e como motorista parceiro.
O MobizapSP já pode ser encontrado nas lojas virtuais de aplicativo, no entanto, as corridas só serão liberadas quando houverem entre 10 mil e 12 mil motoristas cadastrados.
Isso porque, segundo a CPI dos Aplicativos da Câmara Municipal, no final do ano de 2022, a 99 contava com mais de 99 mil motoristas cadastrados, enquanto a Uber, conta com 155 mil.
O aplicativo da prefeitura de São Paulo pretende pagar melhor que os concorrentes do mercado. Pelo menos, essa é a promessa da gestão de Ricardo Nunes (MDB).
A taxa administrativa que deverá ser cobrada, deve ser de 10,95%, permitindo que o motorista parceiro lucre cerca de 89,05% do valor total da corrida.
Quer ser motorista?
Se você quer ser um dos motoristas parceiros do app, é necessário apenas ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B ou superior, constando a identificação de trabalho remunerado, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de residência e os certificados de Csvapp e Conduapp.
Esse app pode comprometer a livre concorrência?
Esse questionamento se inicia pois a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirma que todas as empresas de um ramo devem pagar as mesmas taxas e impostos.
A Amobitec chega a comparar a MobizapSP com o Valeu, aplicativo de delivery criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, que foi suspenso pela Justiça pois comprometia a livre concorrência do setor.
Por outro lado, o coordenador do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acredita que existe a possibilidade de que o aplicativo funcione, desde que esse não utilize isenção de impostos ou subsídio público.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS