Automobilística
MobizapSP: aplicativo de transporte da Prefeitura de São Paulo irá começar a operar até o dia 24
O aplicativo de corridas criado pela prefeitura de São Paulo deverá entrar na ativa até o dia 24 desse mês. App já conta com 9.845 motoristas
Para concorrer de frente com a Uber e a 99, a prefeitura de São Paulo criou o MobizapSP, um aplicativo de caronas. O aplicativo já conta com 9.845 motoristas cadastrados, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
Para que as corridas sejam liberadas, a prefeitura aguarda que sejam atingidos entre 10 mil e 12 mil motoristas. O esperado é que as operações comecem entre os dias 22 e 24, ainda desse mês.
Segundo a prefeitura, já existem mais de 10 mil passageiros cadastrados na plataforma aguardando a liberação para utilizar o novo aplicativo.
O aplicativo foi lançado no último dia 9 e no dia seguinte, já contava com a inscrição de 23 mil pessoas, sem situação definida entre passageiros e motoristas.
A SMT explica que os inscritos se encontram nessa situação “indefinida”, devido a uma das opções de inscrição. Isso porque os usuários podem se inscrever como “motorista-passageiro”.
Essa definição é utilizada por aqueles que querem utilizar a nova plataforma das duas formas, como cliente e como motorista parceiro.
O MobizapSP já pode ser encontrado nas lojas virtuais de aplicativo, no entanto, as corridas só serão liberadas quando houverem entre 10 mil e 12 mil motoristas cadastrados.
Isso porque, segundo a CPI dos Aplicativos da Câmara Municipal, no final do ano de 2022, a 99 contava com mais de 99 mil motoristas cadastrados, enquanto a Uber, conta com 155 mil.
O aplicativo da prefeitura de São Paulo pretende pagar melhor que os concorrentes do mercado. Pelo menos, essa é a promessa da gestão de Ricardo Nunes (MDB).
A taxa administrativa que deverá ser cobrada, deve ser de 10,95%, permitindo que o motorista parceiro lucre cerca de 89,05% do valor total da corrida.
Quer ser motorista?
Se você quer ser um dos motoristas parceiros do app, é necessário apenas ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B ou superior, constando a identificação de trabalho remunerado, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de residência e os certificados de Csvapp e Conduapp.
Esse app pode comprometer a livre concorrência?
Esse questionamento se inicia pois a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirma que todas as empresas de um ramo devem pagar as mesmas taxas e impostos.
A Amobitec chega a comparar a MobizapSP com o Valeu, aplicativo de delivery criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, que foi suspenso pela Justiça pois comprometia a livre concorrência do setor.
Por outro lado, o coordenador do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acredita que existe a possibilidade de que o aplicativo funcione, desde que esse não utilize isenção de impostos ou subsídio público.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%