Conecte-se conosco

Agronegócio

Moranga: saiba como plantar e cultivar essa delícia em casa 

Siga o passo a passo e veja como é fácil e prático ter o seu próprio cultivo.

Publicado

em

A moranga pertence à família Cucurbitácea, a mesma família que inclui abóbora, melancia, melão, chuchu e pepino. Entretanto, alguns aspectos físicos como sua forma mais achatada e redonda se diferem da abóbora comum. 

Além disso, a moranga possui gomos mais robustos, e o cabinho do fruto, chamado de pedículo, é liso, grosso e sem sulcos.

Agora que você sabe a diferença entre a moranga e as abóboras comuns, que tal aprender a realizar o seu plantio em casa?

Primeiro, escolha as sementes certas e descarte aquelas que estão machucadas, manchadas ou que não estejam saudáveis. Depois, siga o passo a passo a seguir para ter um plantio de sucesso.

Veja também: Plante gengibre de forma simples e prática

Passo a passo de como plantar moranga em casa:

  • Primeiro, escolha um determinado local de plantio e cave um buraco de 30 a 50 cm de profundidade. Novamente, certifique-se de que o diâmetro do poço seja de 60 cm; 
  • Em seguida, mantenha a terra retirada da cova e fertilize-a com esterco curtido, podendo ser bovino ou de galinha e húmus de minhoca. Faça este processo 20 dias antes do cultivo; 
  • Em seguida, preencha o buraco com o substrato preparado e regue-o. Em seguida, plante duas ou três sementes em um buraco de dois centímetros de profundidade; 
  • Depois de algumas semanas, as sementes germinarão. Quando isso acontecer, coloque um palito na lateral e marque onde deve ser regado para facilitar o posicionamento. 

Você também pode realizar a germinação das sementes em sacos plásticos ou copos. Nesse caso, quando as mudas tiverem três ou quatro folhas, elas devem ser replantadas no buraco.

Cuidados necessários

Após o plantio, o próximo passo é tomar os cuidados necessários para manter as hortaliças saudáveis. Nesse sentido, a primeira coisa que você deve cuidar é regar, que deve ser feito regularmente para manter o solo úmido.

No estágio inicial de plantio, regue com frequência e com moderação. No entanto, durante a fase de crescimento, reduza a frequência de rega e aumente a quantidade de água. 

Além desses cuidados, o local de plantio deve receber luz solar frequente para permitir que as hortaliças recebam a luz que precisam para crescer. As plantas invasoras também devem ser controladas, pois “roubam” nutrientes do solo, prejudicando o desenvolvimento das plantações.

Colheita

Finalmente, agora que você sabe como cultivar moranga, lembre-se de que pode levar de 85 a 150 dias para colher após o plantio. Portanto, um truque para essa tarefa é colher apenas vegetais quando seus caules ficarem amarelos ou marrons.

Viu como é fácil e prático? Siga o passo a passo e os cuidados necessários para ter um plantio de sucesso!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS