Conecte-se conosco

Agronegócio

Mostarda: aprenda a cultivar esse vegetal em casa de forma simples e prática

Além de ser fácil de cultivar, a mostarda possui diversos benefícios para a nossa saúde. Confira!

Publicado

em

Fruto do arvoredo, a mostarda é um vegetal rústico que possui muitos benefícios para a saúde. Além de muito fácil de cultivar, essa hortaliça possui crescimento rápido. Sua árvore não costuma ultrapassar os 1,5 metros quando plantadas em vasos ou diretamente no chão, sendo ideal para quem tem horta em apartamento ou em casas sem quintal.

Além disso, suas sementes e folhas possuem propriedades medicinais, sendo rica em vitaminas, fibras e compostos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças degenerativas.

Por isso, hoje vamos ensinar como plantar mostarda em casa e desfrutar de todos os benefícios que essa hortaliça proporciona. Confira!

Veja como cultivar mostarda

Substrato

Para o bom desenvolvimento da mostarda, o ideal é que o solo seja fértil e leve. Dessa forma, caso o cultivo for feito diretamente no chão, é necessário que a terra seja preparada com adubo orgânico, no mínimo duas semanas antes do plantio.

Já o plantio em vasos e jardineiras, pode ser utilizado substrato de terra vegetal, esterco de gado ou húmus de minhoca e areia. Se preferir, você pode adquirir substrato para plantas frutíferas em lojas especializadas ou de jardinagem.

Além disso, lembre-se de utilizar recipientes de porte médio ou grande para um bom desenvolvimento da planta.

Plantio

Para realizar o plantio, você precisa fazer covas de cinco centímetros e enterrar os grãos. Depois, para que o solo fique firme, realize uma boa rega, mas sem exageros.

Uma boa dica é plantar no máximo 3 sementes por vaso, mantendo uma distância de 30 cm entre as plantas.

Rega

Em relação à rega, o ideal é fazer regas alternadas, para que o substrato não fique encharcado.

Germinação

Nos primeiros dez dias após o cultivo, o ideal é que a planta receba, no mínimo, quatro horas de sol pleno. Dessa forma, os primeiros brotos irão aparecer.

As sementes estarão expostas entre dois e cinco meses após o plantio, e prontas para serem colhidas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS