Finanças
Mudanças no IPVA e mais: como a reforma tributária pode mudar as estruturas no Brasil!
Entenda algumas mudanças que devem ser trazidas pela reforma tributária, que pode ser analisada em breve pelo Congresso.
Uma reforma tributária está cada vez mais próxima no Brasil, com a mudança dos governos de Jair Bolsonaro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Inclusive, o grupo de trabalho vem debatendo e avançando em alguns pontos que estavam um pouco dúbios até o momento.
Ao que tudo indica, conforme reunião entre os deputados e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o texto deve prever um Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), com quatro alíquotas, além de um imposto sobre embarcações de luxo — que deve englobar jatinhos e barcos particulares — algo como um “IPVA” desses veículos.
Isso porque, até os dias de hoje, proprietários desses veículos, jatinhos, iates, lanchas e afins, não precisam arcar com o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a cobrança seria indevida.
Outro fator analisado pela equipe que irá propor a reforma tributária foi buscar uma solução para a Zona Franca de Manaus. Para isso, o Ministério da Fazenda, o governo do Amazonas e os deputados chegaram a um acordo para que fosse mantido um regime tributário diferente para a região.
Desse modo, empresas que atuam na capital do Amazonas irão se beneficiar de um imposto seletivo e um sistema de crédito presumido, até o ano de 2073, substituindo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que chegará ao fim.
Quem divulgou as informações foi o deputado e integrante do Grupo de Trabalho da reforma tributária na Câmara, Saullo Viana (União – AM). Vianna disse ao EXTRA que os pontos sobre a Zona Franca de Manaus serão destacados na Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
É claro que ainda se trata de uma análise inicial da reforma tributária que será implementada, de modo que o texto ainda será discutido junto aos parlamentares e setores responsáveis que poderão ser afetados com as mudanças. Deve ser montado um texto em breve, para ser votado na Câmara dos Deputados.
Ainda, não foram divulgadas informações sobre as propostas da reforma tributária, mas já sabemos que as embarcações de luxo devem pagar algum tipo de imposto, além das medidas para a sobrevivência da Zona Franca de Manaus, bem como um possível cashback para impostos de famílias de baixa renda.

-
Economia1 dia atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio23 horas atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia1 dia atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Carreira2 dias atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Finanças2 dias atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia1 dia atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Finanças1 dia atrás
Truque com cartão coloca brasileiros em viagens aéreas de 1ª classe por centavos
-
Economia9 horas atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque