Finanças
Mudanças no MEI a caminho: Descubra se sua profissão será afetada
Confira quais profissões não são mais aceitas como MEI e fique por dentro dos seus direitos e deveres para com o estado.
Você sabia que algumas profissões não estão mais sendo aceitas como MEI em 2023? O Microempreendedor Individual (MEI) é uma maneira de formalização simplificada, para trabalhadores autônomos, que permite o pagamento de impostos reduzidos e facilitados, bem como o acesso a benefícios previdenciários.
Para se enquadrar como MEI, é preciso que a pessoa cumpra alguns requisitos, como o faturamento anual de R$ 81 mil, no máximo, não ser proprietário ou sócio de outra atividade empresarial, praticar uma das atividades que o programa permite e seguir as normas federais, estaduais e municipais relativas à atividade escolhida e exercida.
Tendo como base a Resolução CGSN 140/2018, que regulamentou o MEI, eram permitidas 480 atividades, agrupadas em 133 categorias diversas, que abrangem comércio, serviços, indústria, transporte, construção civil e muito mais. Porém, algumas dessas atividades deixaram a lista em 2023 por motivos variados. Veja a seguir.
Profissões que não podem mais ser MEI
Entre as principais profissões que não podem ser MEI em 2023, podemos destacar algumas que mais devem influenciar o empreendedorismo nacional. São elas:
- Pirotécnico.
- Coveiro.
- Proprietário de bar e congêneres.
- Dedetizador.
- Tosador de animais.
- Operador de marketing.
- Editor de jornais.
Essas são apenas algumas das profissões que não serão mais aceitas como MEI em 2023. A lista completa pode e deve ser consultada no site do Portal do Empreendedor, seja na hora de abrir o negócio ou para continuar com o empreendimento já existente nos conformes da lei.
Quem já é MEI e exerce alguma dessas atividades terá que se desenquadrar para manter o CNPJ em dia e na legalidade. Para se desenquadrar do MEI, é preciso acessar o Portal do Simples Nacional e preencher um formulário on-line.
Em seguida, é extremamente indicado buscar um contador para escolher qual é a melhor opção para a sua empresa, que pode ser uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP), ambas enquadradas no Simples Nacional.

-
Política23 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério