Conecte-se conosco

Finanças

Mudanças no MEI a caminho: Descubra se sua profissão será afetada

Confira quais profissões não são mais aceitas como MEI e fique por dentro dos seus direitos e deveres para com o estado.

Publicado

em

Você sabia que algumas profissões não estão mais sendo aceitas como MEI em 2023? O Microempreendedor Individual (MEI) é uma maneira de formalização simplificada, para trabalhadores autônomos, que permite o pagamento de impostos reduzidos e facilitados, bem como o acesso a benefícios previdenciários.

Para se enquadrar como MEI, é preciso que a pessoa cumpra alguns requisitos, como o faturamento anual de R$ 81 mil, no máximo, não ser proprietário ou sócio de outra atividade empresarial, praticar uma das atividades que o programa permite e seguir as normas federais, estaduais e municipais relativas à atividade escolhida e exercida.

Tendo como base a Resolução CGSN 140/2018, que regulamentou o MEI, eram permitidas 480 atividades, agrupadas em 133 categorias diversas, que abrangem comércio, serviços, indústria, transporte, construção civil e muito mais. Porém, algumas dessas atividades deixaram a lista em 2023 por motivos variados. Veja a seguir.

Profissões que não podem mais ser MEI

Entre as principais profissões que não podem ser MEI em 2023, podemos destacar algumas que mais devem influenciar o empreendedorismo nacional. São elas:

  • Pirotécnico.
  • Coveiro.
  • Proprietário de bar e congêneres.
  • Dedetizador.
  • Tosador de animais.
  • Operador de marketing.
  • Editor de jornais.

Essas são apenas algumas das profissões que não serão mais aceitas como MEI em 2023. A lista completa pode e deve ser consultada no site do Portal do Empreendedor, seja na hora de abrir o negócio ou para continuar com o empreendimento já existente nos conformes da lei.

Quem já é MEI e exerce alguma dessas atividades terá que se desenquadrar para manter o CNPJ em dia e na legalidade. Para se desenquadrar do MEI, é preciso acessar o Portal do Simples Nacional e preencher um formulário on-line.

Em seguida, é extremamente indicado buscar um contador para escolher qual é a melhor opção para a sua empresa, que pode ser uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP), ambas enquadradas no Simples Nacional.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS