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Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
Outback se torna ícone cultural no Brasil, gerando mudanças empresariais e surpreendendo até mesmo seus criadores norte-americanos.
Em uma surpreendente reviravolta, a rede de restaurantes Outback no Brasil, agora sob a gestão da Vinci Partners, tem chocado até mesmo seus criadores nos Estados Unidos. A aquisição, anunciada na semana passada, confirma o sucesso da marca no território brasileiro.
O Brasil é responsável por 83% da receita internacional do Outback Steakhouse. Isso ilustra um fenômeno que tem intrigado os norte-americanos: a associação do restaurante com “ocasiões especiais” no Brasil, um contraste marcante com sua percepção nos EUA.
Terrence McCoy, do The Washington Post, comenta sobre essa diferença cultural. Enquanto nos Estados Unidos o Outback é visto como uma opção comum nos shoppings, no Brasil celebra-se aniversários, promoções em empregos e até noivados no restaurante, fazendo dele um marco cultural.
Cultura gastronômica em transformação
A mudança de hábitos alimentares no Brasil é um dos fatores que impulsionam o sucesso do Outback. O ritmo acelerado da vida moderna tem deixado os brasileiros com menos tempo para cozinhar, optando por experiências gastronômicas diferenciadas.
Segundo a Associação Nacional de Restaurantes, o consumo em estabelecimentos de fast food cresceu 70% nas últimas duas décadas. Até 2025, a estimativa é de que o tradicional arroz com feijão será substituído, em parte, por alternativas mais rápidas e globais.
Assim, o Outback no Brasil não apenas prospera como um caso de sucesso corporativo, mas também como um exemplo da transformação cultural em curso no país.
Negociação bilionária pelo Outback
A Vinci Partners adquiriu 67% da operação da rede Outback no Brasil pelo valor de R$ 1,4 bilhão. A Bloomin’ Brands, antiga controladora, mantém 33% de participação nos restaurantes brasileiros, assegurando a continuidade de sua influência.
Mike Spanos, CEO da Bloomin’ Brands, expressou otimismo com a parceria. Ele acredita que a combinação da presença e da liderança da marca no Brasil com a expertise local da Vinci pode maximizar o potencial de crescimento futuro.
Fundado em março de 1988 por empresários de Tampa, Flórida, o Outback foi criado para se distanciar dos padrões da época. Embora tenha uma temática australiana, a origem norte-americana é um ponto de irritação para alguns australianos.
Hoje, são quase 200 unidades espalhadas pelo país, sendo 174 com a marca Outback, 17 lojas da Abbraccio e duas da Aussie Grill.

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