Empresas
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
Outback se torna ícone cultural no Brasil, gerando mudanças empresariais e surpreendendo até mesmo seus criadores norte-americanos.
Em uma surpreendente reviravolta, a rede de restaurantes Outback no Brasil, agora sob a gestão da Vinci Partners, tem chocado até mesmo seus criadores nos Estados Unidos. A aquisição, anunciada na semana passada, confirma o sucesso da marca no território brasileiro.
O Brasil é responsável por 83% da receita internacional do Outback Steakhouse. Isso ilustra um fenômeno que tem intrigado os norte-americanos: a associação do restaurante com “ocasiões especiais” no Brasil, um contraste marcante com sua percepção nos EUA.
Terrence McCoy, do The Washington Post, comenta sobre essa diferença cultural. Enquanto nos Estados Unidos o Outback é visto como uma opção comum nos shoppings, no Brasil celebra-se aniversários, promoções em empregos e até noivados no restaurante, fazendo dele um marco cultural.
Cultura gastronômica em transformação
A mudança de hábitos alimentares no Brasil é um dos fatores que impulsionam o sucesso do Outback. O ritmo acelerado da vida moderna tem deixado os brasileiros com menos tempo para cozinhar, optando por experiências gastronômicas diferenciadas.
Segundo a Associação Nacional de Restaurantes, o consumo em estabelecimentos de fast food cresceu 70% nas últimas duas décadas. Até 2025, a estimativa é de que o tradicional arroz com feijão será substituído, em parte, por alternativas mais rápidas e globais.
Assim, o Outback no Brasil não apenas prospera como um caso de sucesso corporativo, mas também como um exemplo da transformação cultural em curso no país.
Negociação bilionária pelo Outback
A Vinci Partners adquiriu 67% da operação da rede Outback no Brasil pelo valor de R$ 1,4 bilhão. A Bloomin’ Brands, antiga controladora, mantém 33% de participação nos restaurantes brasileiros, assegurando a continuidade de sua influência.
Mike Spanos, CEO da Bloomin’ Brands, expressou otimismo com a parceria. Ele acredita que a combinação da presença e da liderança da marca no Brasil com a expertise local da Vinci pode maximizar o potencial de crescimento futuro.
Fundado em março de 1988 por empresários de Tampa, Flórida, o Outback foi criado para se distanciar dos padrões da época. Embora tenha uma temática australiana, a origem norte-americana é um ponto de irritação para alguns australianos.
Hoje, são quase 200 unidades espalhadas pelo país, sendo 174 com a marca Outback, 17 lojas da Abbraccio e duas da Aussie Grill.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política8 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon