Economia
Mulheres que estão prestes a se aposentar devem ficar atentas a estas regras vigentes em 2023
Para se aposentar, é necessário cumprir diversos requisitos. Se atualize sobre as regras para a aposentadoria das mulheres em 2023.
A aposentadoria é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos seus contribuintes. Mais que um benefício, esse é um sonho para diversos brasileiros.
Se você é mulher e está próxima desse momento tão esperado, saiba quais são as regras em vigor no ano de 2023 para que você finalmente possa receber o merecido descanso remunerado.
Regras da aposentadoria em 2023
Desde a Reforma da Previdência em 2019, além das novas regras para se aposentar, os trabalhadores também vêm lidando com diversas regras de transição. Elas são dedicadas àqueles que estavam próximos da aposentadoria, mas que por causa da mudança voltaram a ficar distantes desse sonho.
Nesta matéria, iremos mostrar as diversas formas como as mulheres poderão vir a solicitar o benefício da aposentadoria em 2023.
Aposentadoria por idade
Um desses meios é a aposentadoria por idade. Para que as mulheres se aposentem levando em consideração sua idade, é necessário ter no mínimo 62 anos, seguindo as novas regras.
Por outro lado, se seguirmos a idade mínima progressiva, mulheres podem se aposentar com 58 anos. No ano passado, a idade era de 57 anos e meio. A mudança acontece pois essa idade vai progredir até 2031, quando chegará na idade mínima atual, ou seja, 62 anos.
Regra do pedágio
Também existem os pedágios de 50% e 100% para se aposentar. Essa é uma regra de transição que se aplica para os trabalhadores aos quais faltavam apenas dois anos para alcançar o tempo de contribuição.
Atualmente, o tempo de contribuição é de 30 anos. Logo, mulheres que contribuíram por 28 anos até a data da reforma possuem o direito de se aposentar utilizando o pedágio.
No pedágio de 50%, a trabalhadora deverá trabalhar metade do tempo restante para se aposentar, ou seja, contribuir por mais um ano. Já o pedágio de 100% se refere a mulheres que possuem no mínimo 57 anos, e essas deverão cumprir todo o tempo faltante para se aposentar, ou seja, os dois anos que faltam para completar os 30 de contribuição.
Regra da pontuação
Por fim, também é possível se aposentar seguindo a regra de pontuação. Esta leva em consideração o tempo de contribuição e a idade para criar uma pontuação. Para se aposentar, a mulher deverá somar 90 pontos.
Dessa maneira, é obrigatório que as mulheres contribuam por pelo menos 30 anos para utilizar essa regra. Consequentemente, a idade mínima deverá ser de 60 anos. Somando os 60 anos de idade mais 30 anos de contribuição, obtém-se os 90 pontos necessários para se aposentar em 2023.
É importante ressaltar que será acrescido um ponto a cada ano, até que em 2031 sejam atingidos os 100 pontos necessários para se aposentar.
Esses são os meios que as mulheres trabalhadoras possuem para se aposentar em 2023.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp