Automobilística
Multa chocante! Nova lei aplica valor exorbitante a películas de carro!
A partir de agora, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) instituiu novas regras para a utilização do Insulfilm em veículos. Evite as multas e confira quais são as exigências.
As películas escuras nos vidros dos carros estão mais populares do que nunca, seja por fator de privacidade, segurança ou estilo, vemos cada vez mais motoristas aderindo a elas. Porém, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) instituiu novas regras para o Insulfilm nos veículos.
A transgressão dessas normas pode gerar multas bastante altas para quem for pego no flagra. Portanto, a Resolução n° 960/2022 já está sendo válida tanto para automóveis particulares como os de transporte escolar, de passageiros e, principalmente, cargas. A seguir, vamos entender mais o que muda a partir de agora.
O Inmetro precisará aprovar o produto
Segundo as novas regras, agora os vidros da frente não poderão mais ser escurecidos. Tal modificação só será permitida na parte traseira, sendo que há um limite legal para o quanto as películas podem ser escuras. Esse limite permitido será de 50% para vidros laterais dianteiros e de 70% no para-brisa.
Além disso, para que o material seja colocado, é preciso que o mesmo leve um QR Code atestando que ele é padronizado como manda a lei, levando para isso um selo do Inmetro.
Vale lembrar que as exigências servem para aumentar a segurança no trânsito. Afinal, é de extrema importância que o condutor possua uma boa visibilidade enquanto dirige, principalmente à noite.
Vidros muito escuros podem parecer inofensivos de início, mas em uma situação crítica também podem eventualmente prejudicar o motorista. Além do mais, uma camada de Insulfilm mais restritiva também dificulta o trabalho das autoridades, podendo prejudicar na identificação de criminosos.
Existem inclusive vários casos ao redor do mundo em que quadrilhas especializadas em sequestro e tráfico de crianças utilizavam vidros muito escuros nos carros que transportam os pequenos, com a finalidade de dificultar serem pegos pela polícia durante os trajetos.
Por fim, as medidas já estão valendo e, por isso, se o seu carro está com as características ilegais, é importante que você se apresse em fazer os devidos ajustes, pois com certeza eles sairão mais baratos do que as multas.
E se a sua intenção é escurecer os seus vidros mais para frente, não se esqueça de exigir apenas materiais que possuam o QR Code do Inmetro.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira19 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia14 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?