Conecte-se conosco

Automobilística

Multa por Empurrar a Moto? Conheça a nova regra e fique atento!

O Código Brasileiro de Trânsito está sofrendo alterações e a regra para quem empurra a moto em caso de pane mudou. Entenda se você pode ser multado nesse caso.

Publicado

em

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi atualizado recentemente e algumas alterações nas regras de fiscalização passaram a valer a partir do começo do ano. As mudanças afetam todos os motoristas, incluindo aqueles que pilotam suas motocicletas.

Mas você sabe se pode ou não empurrar a sua moto sem levar multa? De forma geral, essa atualização no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito beneficiou os motociclistas. Entenda!

Antes da atualização, caso a moto tivesse algum tipo de pane e parasse de funcionar, o motociclista precisaria cumprir várias regras para não levar uma multa de R$ 880,41, além dos sete pontos na carteira e acabava sempre tendo que recorrer a um guincho para evitar essas consequências.

O problema é que, caso o motociclista precisasse empurrar sua moto em vias públicas, precisaria seguir diversas normas e realizar todas as sinalizações cabíveis.

Ainda assim, caberia interpretação de quem deu a multa e dos órgãos reguladores. Ou seja, caso precisasse empurrar sua moto, o motorista não poderia fazê-lo na contramão, na calçada ou sem capacete.

Com as novas mudanças, o motorista poderá encontrar a melhor maneira de empurrar a moto em caso de pane, contanto que siga orientações de segurança para isso.

Vale lembrar que o motociclista continua sendo um motorista e só passa a ser considerado pedestre em caso de pane que impeça o funcionamento do veículo. Caso contrário, ainda estará sujeito à multa.

A maioria das regras continuam as mesmas, mas pequenas mudanças precisam da atenção dos motoristas de moto. O uso de corredores está proibido desde o início de 2021, só permitido quando o fluxo do trânsito estiver lento ou parado.

Viseira e óculos de proteção precisam estar sempre em uso, além de o capacete precisar ter o selo do INMETRO e estar sendo utilizado de forma correta.

Em caso de uso indevido de corredor para circulação, a multa é grave e o motorista terá cinco pontos anotados em sua CNH.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS