Automobilística
Multas que não tiram pontos na CNH: saiba quais são
Veja mais sobre as multas de balcão, infrações administrativas que não envolvem a conduta do motorista ao volante, mas, ainda assim, geram multas em dinheiro.
Todas as infrações de trânsito têm suas particularidades, mas e se te contarmos sobre as “multas de balcão“? Vamos explorar esse lado menos conhecido das infrações administrativas, aquelas que não se relacionam diretamente com a condução do veículo, mas que podem render uma multa no bolso dos motoristas.
Essas multas, também chamadas de “multas de gabinete”, são fruto do descumprimento de normas burocráticas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e suas regulamentações. Elas não envolvem situações de risco no tráfego, mas, ainda assim, não podem ser ignoradas, pois acarretam consequências legais ao condutor.
A boa notícia é que, desde 2021, algumas dessas infrações deixaram de somar pontos na carteira de habilitação, não afetando, assim, a pontuação do motorista. Isso ocorreu em uma tentativa de distinguir as infrações administrativas das verdadeiras imprudências no trânsito.
Entre as principais infrações administrativas estão:
- portar placas em desacordo com a regulamentação;
- não registrar ou regularizar o veículo em 30 dias após a venda;
- falsificar ou adulterar documentos do veículo ou habilitação;
- não dar baixa em veículo irrecuperável;
- entre outras.
Apesar de algumas dessas multas não impactarem a pontuação, é preciso atenção. Há outras infrações administrativas que mantêm sua gravidade e podem levar à remoção do veículo ou até mesmo colocar em risco a obtenção da CNH definitiva, principalmente para aqueles que possuem a Permissão Para Dirigir (PPD).
Portanto, é fundamental que todos os motoristas estejam cientes das infrações de trânsito, sejam elas relacionadas à condução ou de cunho administrativo.
Afinal, a responsabilidade no trânsito é um dever de todos, e conhecer as regras é o primeiro passo para uma circulação mais segura e consciente nas vias. E lembre-se: em caso de autuação, o direito de recorrer está sempre ao alcance para garantir uma análise justa de cada caso.
Por fim, as “multas de balcão” representam uma faceta menos explorada das infrações de trânsito, mas não menos importantes.
Apesar de não estarem diretamente relacionadas à conduta do motorista ao volante, essas infrações administrativas possuem um propósito essencial no cumprimento das regras do trânsito e na manutenção da ordem nas vias.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?