Economia
Mutirão de renegociação de dívidas reúne 160 instituições financeiras
Iniciativa da Febraban.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) inicia neste mês mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa que permite aos consumidores renegociarem suas dívidas com condições mais vantajosas. Com a participação de 160 instituições, a ação oferece parcelamentos facilitados, descontos e melhores termos para refinanciamento de débitos com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos de empréstimos.
Os interessados podem negociar diretamente com os bancos e financeiras ou utilizar a plataforma Consumidor.gov.br. O mutirão ocorre anualmente em março e novembro desde 2019 e faz parte das ações do Mês do Consumidor. Além da Febraban, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais.
O Banco Central também colabora por meio da ferramenta Registrato, que permite aos consumidores consultarem suas dívidas no sistema financeiro. O acesso ao serviço exige um cadastro no Gov.br, plataforma oficial do governo federal.
Renegociação de dívidas
Na última edição do mutirão, realizada em novembro de 2024, foram renegociados 1,75 milhão de contratos. Desde o lançamento da iniciativa, há cinco anos, mais de 33 milhões de negociações já foram efetuadas.
Os consumidores podem conferir os canais de atendimento e um passo a passo para participar da renegociação no site Meu Bolso em Dia, que integra a campanha. Além disso, há a possibilidade de renegociar débitos diretamente com a Serasa, por meio do Feirão Limpa Nome, e nas agências dos Correios, que oferecem atendimento presencial para consulta e formalização de acordos.
Para quem deseja aderir ao mutirão, a recomendação é buscar, primeiramente, os canais oficiais do banco ou financeira e informar o interesse na renegociação dentro da iniciativa. Em seguida, é necessário identificar quais dívidas podem ser quitadas, verificar as condições oferecidas e, caso concorde, formalizar o acordo. Algumas instituições disponibilizaram canais específicos para o mutirão, cuja lista completa pode ser acessada no site da Febraban.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia14 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política17 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira