Conecte-se conosco

Bancos

Na contramão da alta da Selic, Caixa Econômica vai cortar os juros habitacionais

Moradia

Publicado

em

Na contramão da alta da Selic, a Caixa Econômica deve cortar os juros habitacionais mais à frente. Ao menos é isso o que pretende o presidente da instituição, Pedro Guimarães.

Na última segunda-feira (14) ele disse que anunciará tais cortes na próxima quinta-feira (16). “A Caixa vai reduzir os juros”, destacou, elencando que pretende utilizar o lucro do banco para contrabalancear o produto financeiro.

Entretanto, Guimarães não especificou acerca da faixa de renda que será beneficiada e nem deu outros detalhes do que pretende implementar no banco público.

De qualquer forma, o executivo faz um movimento inverso ao mercado, onde os demais bancos, na sua maioria privados, têm aumentado os juros dos financiamentos.

Caixa Econômica

De acordo com o Valor Econômico, a redução dos juros habitacionais da Caixa ocorrerá simultaneamente à política do Banco Central de aumentar a Selic, taxa básica de juros da economia. No início de agosto, o BC aumentou a selic de 4,25% para 5,25% ao ano. Foi a sétima alta seguida.

Também disse que o mercado financeiro vem elevando, além disso, suas estimativas para a Selic. Segundo o relatório Focus, a mediana das estimativas para este ano subiu de 7,63% para 8% ao ano. Para o fim de 2022, a previsão subiu de 7,75% para 8%.

E acrescentou que a piora nas previsões para a Selic refletem a perspectiva de uma inflação mais alta. O mesmo boletim Focus subiu uma estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 8% neste ano. Foi a 23ª alta seguida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS