Automobilística
Na estrada sem preocupações: Pneus inovadores sem furos e sem ar
Pneus furados são um grande problema para uma grande quantidade de motoristas e por isso muitas empresas do ramo visam criar produtos que sejam cada vez mais resistentes e duráveis, evitando esse tipo de situação incômoda.
A Michelin é talvez uma das fabricantes mais conhecidas deste produto em específico, e recentemente deu início a um projeto-piloto que visa testar pneus Uptis nas frotas de carros do correio francês, de modo a conferir a funcionalidade dos produtos.
Dessa forma, a empresa La Poste deverá iniciar a testagem dos novos pneus, que simplesmente não precisam de ar para rodar. Então, eles serão equipados em 40 vans da marca Citroen Jumpy, pertencentes ao serviço postal.
Assim, os referidos veículos deverão circular por Paris e também em cidades do norte francês, próximas da fronteira com a Bélgica, um local conhecido por possuir as piores vias e estradas do país europeu, onde o tráfego se revela bastante complicado.
O que são os pneus Uptis e como eles funcionam?
Esses produtos inovadores tiveram seu anúncio no ano de 2021 e a expectativa é que até o fim de 2023, eles sejam disponibilizados para a comercialização geral, podendo enfim estar sendo adquiridos pelo consumidor final.
Por sua vez, o curioso nome “Uptis” trata-se de uma sigla cujo significado em inglês é “pneu que roda sem furar”. Logo, o seu material de fabricação é uma mescla de borracha com outros itens biodegradáveis e o item dispensa o uso do ar, como foi dito antes.
Tal feito só é possível graças as suas tramas de borracha que garantem a sustentação do automóvel. Segundo a Michellin, atualmente cerca de 200 milhões de pneus precisam ser trocados após furos, e isso acaba inviabilizando o seu uso seguro.
E, apesar de uma parte desses produtos ser reciclada e reaproveitada na fabricação de outros itens, o impacto no meio ambiente ainda é muito pesado, uma vez que os componentes desse tipo de manufatura costumam demorar muito para se decomporem.
Assim, as alternativas dos Uptis vieram justamente para acabar com esse problema, uma vez que são compostos por substâncias biodegradáveis, decompondo-se mais facilmente. Visualmente falando, o pneu parece estar sempre murcho, mas a sua estrutura vai se adaptando aos obstáculos do trajeto, possibilitando um rodar mais leve e macio.

-
Tecnologia11 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia21 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura