Mundo
Nada de mercado brasileiro na França: Prefeito barra abertura de Atacadão
Carrefour tentou lançar um Atacadão nos arredores de Paris, na França, mais isso não agradou o prefeito. Entenda o caso.
O Carrefour tinha planos de abrir um dos mercados da rede Atacadão na cidade de Sevran, nos arredores de Paris, na França. No entanto, o lançamento foi barrado por decisão da administração pública local.
No Brasil, a bandeira é popularmente conhecida por ofertar produtos tanto no atacado quanto no varejo.
Após ter seu lançamento barrado pelo prefeito Stéphane Blanchet, a rede de “atacarejo” vem sendo fortemente atacada nas redes sociais. Segundo o prefeito, não há desejo em um lançamento da empresa na região porque isso atrapalharia a dinâmica da cidade.
O gabinete do prefeito até mesmo garantiu aos moradores que a situação não é um mero boato e lançou um abaixo assinado com os dizeres “não ao Atacadão”.
A explicação dada pelo político é que a abertura desse mercado afetaria os empregos, o comércio local e o tráfego de trânsito ao redor. Para além disso, ele cita prejuízos ao “projeto de melhoramento do bairro em ligação com a estação de trem” e “os hábitos dos clientes ligados às suas lojas”.
Em sua conta na rede social Twitter, Blanchet escreveu: “Este projeto de baixo custo do Carrefour ameaça 350 empregos em #Sevran, abre caminho para todos os carros, degrada a oferta comercial e põe em causa o projeto de cidade sustentável, ecológica e solidária que estamos a construir”.
Ainda no início desse ano, no final do mês de janeiro, um sindicalista de Sevran, Zohra Abdallah, trouxe um questionamento importante sobre o assunto: o que aconteceria com os funcionários do Carrefour que fossem transferidos para a unidade Atacadão? O principal temor é que poderiam perder direitos.
“Eles serão transferidos para o franqueado, mas perderão todas as garantias que temos no Carrefour”, supõe Abdallah.
Carrefour se manifesta
No entanto, o Carrefour não se manteve em silêncio e disse ao diário Le Parisien, que “qualquer transição para o franchising (…) é sempre objeto de um diálogo social específico, permitindo que os colaboradores continuem a se beneficiar das suas vantagens durante um determinado período”.
Sobre a instalação de uma nova loja na cidade francesa, a empresa não fez comentários ou desmentiu, apenas afirmou que não há qualquer certeza sobre a futura localização de mais uma unidade próxima à cidade de Paris.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira14 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia9 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?