Conecte-se conosco

Automobilística

Não cometa infrações! Conheça as situações em que dirigir no acostamento é permitido

Por mais que a regra principal seja não dirigir pelo acostamento, existem exceções que você precisa conhecer. Confira.

Publicado

em

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras claras sobre o uso do acostamento nas vias públicas. Nesse sentido, é importante destacar que, conforme a lei, essa área é destinada apenas para emergências, como pneus furados e pane nos veículos.

Além disso, o acostamento também pode ser usado por pedestres e ciclistas em locais onde não há calçadas e ciclovias. Isso quer dizer que ele não pode ser utilizado em ultrapassagens, por exemplo.

No entanto, muitos motoristas desrespeitam a lei e utilizam o acostamento para cortar o trânsito, realizando ultrapassagens ou simplesmente trafegando pelo local. Para coibir esse tipo de comportamento, as penalidades para quem é flagrado dirigindo no local são severas, incluindo a perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o pagamento de multas.

Confira quais situações permitem o uso do acostamento

É importante destacar que há exceções para o uso do acostamento, como no caso de veículos puxados por animais, que devem trafegar pelo local quando não há calçadas na via. Ele também pode ser utilizado por veículos de duas rodas que não possuem capacidade para ultrapassar 50 km/h ou superiores a 50 cilindradas.

Outras situações em que o acostamento pode ser utilizado incluem conversões à esquerda, quando o fluxo de trânsito está alto e emergências médicas, como passar mal ao volante. Também é permitida sua utilização para a entrada ou saída de imóveis e para recebimento ou descarga de cargas.

Evite uso indevido do acostamento

É importante ressaltar que o uso indevido do acostamento pode causar acidentes graves, tanto para o motorista infrator, quanto para outros usuários da via. Por isso, é fundamental seguir as regras de trânsito e utilizá-lo apenas em casos de emergência ou quando permitido por lei.

Seguindo as recomendações previstas na legislação de trânsito, o condutor consegue garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS