Conecte-se conosco

Economia

Não é meu! Como identificar seu CPF em outros pré-pagos?

Publicado

em

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, já que ele é usado para identificar os cidadãos nas mais diversas situações, como abrir contas bancárias, fazer compras on-line, declarar imposto de renda e muito mais.

No entanto, o que muitos não sabem é que essa mesma informação pode ser usada por criminosos para aplicar golpes e fraudes, sem que a pessoa sequer tenha conhecimento. Uma das formas que eles usam é pegar uma linha de telefone pré-pago usando o CPF de outra pessoa.

Quando estão com a linha ativa, essas pessoas mal-intencionadas usam o número para se passar por ela e oferecer serviços fraudulentos, fazer ameaças, se passar por operador ou por instituições financeiras e cobrar dívidas falsas e uma infinidade de outros tipos de golpes.

Essa prática é uma espécie de clonagem de CPF e pode trazer sérios prejuízos para quem teve o documento usado indevidamente. Hoje, felizmente, existe uma ferramenta que permite consultar a situação do seu documento e se alguém já usou ele para pegar um chip pré-pago.

Como descobrir se usaram meu CPF?

Como essas fraudes podem ser extremamente prejudiciais, cinco das principais empresas de telefonia — no caso a Claro, Vivo, Algar, Sercomtel e TIM — se uniram para criar um site para que seus clientes confiram a situação do seu CPF em relação aos chips pré-pagos. Confira o passo a passo:

  • Vá para o site Cadastro Pré ( cadastropre.com.br )
  • Já na primeira página, acesse “Consultar”;
  • Agora, informe seu CPF e faça a confirmação de que é humano;
  • Na página seguinte, uma imagem de animal será exibida, basta clicar ao lado e informar qual é o bicho da foto e tocar em “Próximo”;
  • Se for preciso, responda mais questionários para confirmar que é um ser humano tentando fazer a consulta;
  • Feito tudo, vá em “Consultar”;
  • Caso não tenha nenhum celular em seu nome, a mensagem exibida será: “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras participantes”;
  • A atualização das informações é feita a cada 30 dias.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS