Conecte-se conosco

Automobilística

Não é Pegadinha! Em Singapura, Carros 'Baratos' Têm Preço Astronômico. Descubra a Razão

Por que o carro mais barato de Singapura pode custar quase um milhão de reais e o que afeta tanto assim os preços dos veículos no país? Descubra!

Publicado

em

Singapura, um país conhecido por ser relativamente próspero economicamente e com um padrão de vida por vezes elevado, surpreende com uma peculiaridade no setor automobilístico.

No território singapuriano, o carro mais barato disponível para compra custa quase um milhão de reais. Essa situação única é resultado de um sistema regulatório chamado Certificado de Titularidade (COE), que controla a frota de veículos no país.

O que é o COE?

COE é a abreviação de “Certificado de Titularidade” ou “Certificado de Licença” (Certificate of Entitlement, em inglês). Esse sistema foi introduzido em 1990 pelo governo de Singapura como uma medida para controlar o tamanho da frota de veículos no país.

A necessidade de limitar a quantidade de carros nas estradas está relacionada com as condições geográficas únicas de Singapura.

Como funciona o COE?

O COE funciona como um sistema de leilão. Para possuir um veículo em Singapura, um residente deve adquirir um COE, que dá a ele o direito de registrar e possuir um carro.

O governo emite um número limitado de COEs em um leilão regular, o que cria um sistema de oferta e procura. Como resultado, o preço do COE varia significativamente, dependendo de vários fatores, incluindo a demanda e as políticas governamentais.

O impacto nos preços dos carros

O alto custo do COE é diretamente transferido para o preço dos carros. O carro mais barato disponível no mercado de Singapura, o Kia Stonic EX, é um híbrido que, em termos de custo total, pode chegar a cerca de R$ 770 mil, em conversão direta, considerando o preço do COE, impostos e taxas de registro exigidas pelo governo.

Essa realidade torna os carros uma aquisição cara e luxuosa para os cidadãos de Singapura. Como resultado, o transporte público e alternativas de mobilidade, como bicicletas e patinetes, são amplamente preferidos.

A situação em Singapura é um exemplo extremo de regulação governamental para controlar o tráfego e preservar a qualidade de vida em uma nação com recursos limitados. Embora seja um caso único, destaca a importância de entender como os sistemas regulatórios podem impactar os preços dos veículos em diferentes partes do mundo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS