Finanças
NÃO tome café antes de ir às compras; entenda por quê
Consumo de cafeína antes de comprar pode aumentar gastos impulsivos, aponta pesquisa.
O estudo ‘Efeitos da cafeína em gastos de consumidores’, realizado com pessoas dos Estados Unidos, revelou que a cafeína impacta o comportamento dos consumidores de uma forma inesperada.
Em vez de um efeito na saúde, ela provoca mudanças no modo de gastar dinheiro. Publicado na renomada revista Journal of Marketing, da American Marketing Association, a pesquisa destaca como um simples café transforma a experiência de compra.
A Sociedade Britânica de Psicologia destacou a pesquisa em suas redes sociais, alertando sobre um aumento considerável nos gastos quando a cafeína é consumida antes das compras.
Um vídeo divulgado no TikTok mostrou que apenas um café expresso antes de entrar em uma loja tende a resultar em um gasto 50% maior comparado ao consumo de café descafeinado. Tal fenômeno está ligado ao entusiasmo gerado pela cafeína, que intensifica a impulsividade nas decisões de consumo.
Muitas pessoas gostam de tomar um café antes de sair para obter ânimo – Imagem: Content Pixie/Pexels
Por que não tomar café antes das compras?
Além do crescimento nos gastos, a pesquisa indica que a cafeína tem um impacto mais substancial na compra de itens considerados hedonistas. Produtos como chocolates e sorvetes são mais atraentes quando se está sob o efeito da cafeína. Em contraste, os itens utilitários, como utensílios domésticos, não apresentam o mesmo aumento na compra.
Segundo o estudo, a liberação de dopamina e o aumento de energia após o consumo de cafeína são os responsáveis por essa impulsividade. Lojas nos EUA oferecem frequentemente café gratuitamente, uma estratégia que pode, sem intenção, levar a maiores gastos.
Quantidades e seu impacto
Os efeitos da cafeína nas compras podem ser notados com apenas 25 mg da substância. Um café expresso tradicional apresenta cerca de 60 mg de cafeína. Energéticos, por sua vez, contêm ainda mais da substância, com uma lata de 473 ml contendo 151 mg, cinco vezes o necessário para influenciar o comportamento de compra.
Os pesquisadores também consideraram os hábitos de consumo de café de cada indivíduo. Aqueles que já possuem o hábito de tomar grandes quantidades de cafeína diariamente tendem a não sentir o efeito tão intensamente quanto aqueles que consomem de 1 a 2 copos por dia.
Isso sugere que o impacto do café nas compras impulsivas varia de forma relevante entre as pessoas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Se você carrega o celular DESTE modo, vai detonar o cabo do seu carregador
-
Finanças1 dia atrás
Vai comprar na Shein, Shopee ou AliExpress? Veja como economizar mesmo com as taxas
-
Commodities1 dia atrás
Conheça o local misterioso que abriga 50% de todo ouro do planeta
-
Finanças1 dia atrás
Cartões com milhas e sem anuidade: veja 5 opções para aproveitar benefícios
-
Tecnologia1 dia atrás
Se eu fosse você, usaria o ChatGPT para salvar minhas finanças
-
Economia1 dia atrás
Esses são os países que abrigam mais bilionários no mundo
-
Agronegócio1 dia atrás
Sem bagunça nem sujeira: 5 plantas lindas que não precisam de terra
-
Bancos15 horas atrás
10 melhores bancos digitais do Brasil: confira o ranking