Empresas
Natura cogita vender boa parte dos negócios internacionais da Avon
Companhia atua em cosméticos e perfumaria.
A fabricante de cosméticos Natura (NTCO3), que não detém a Avon nos Estados Unidos, está considerando estratégias, como a venda da Avon International. A informação é do Financial Times.
De acordo com o jornal, o grupo de beleza está avaliando a retirada da marca de venda direta à medida que implementa planos de expansão global.
O FT relembra que a Natura já concluiu acordos para a venda de marcas como Aesop e The Body Shop este ano e está analisando opções de desinvestimento da Avon International, citando fontes familiarizadas com o assunto.
A Avon International opera em regiões como Europa, Oriente Médio, África e Ásia, apresentando diferentes produtos e desempenhos distintos em cada mercado.
A empresa está atualmente focada em aumentar a rentabilidade, gerar caixa e reduzir o endividamento, o que já motivou vendas anteriores.
A ação NTCO3 encerrou a sessão do dia 6 cotada a R$ 17,19.
Natura (NTCO3)
A Natura é uma empresa brasileira que atua no ramo de produtos cosméticos. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, a empresa expandiu sua presença para diversos países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, França, Estados Unidos e Malásia, entre outros 63 países de forma indireta.
Atualmente, a Natura emprega mais de 7 mil colaboradores e conta com aproximadamente 8 milhões de consultores. Além disso, possui mais de 772 lojas próprias e franquias, sendo 118 destas localizadas no Brasil, Argentina, Chile, México e Peru. A rede Aqui Tem Natura, composta por 654 unidades das Consultoras de Beleza, está presente em todo o território brasileiro.
Em 2016, a Natura anunciou a aquisição da Emeis Holdings, empresa detentora da rede de cosméticos australiana Aēsop. No entanto, em 2023, a marca foi vendida ao grupo L’Oréal por US$ 2,5 bilhões.
No ano de 2017, a empresa efetuou a compra da rede The Body Shop da L’Oréal, desembolsando cerca de € 1 bilhão, o que impulsionou significativamente sua presença internacional e faturamento global.
Em maio de 2019, a Natura anunciou a aquisição de parte da concorrente norte-americana Avon por aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), excluindo as operações da América do Norte e Japão. Essa transação resultou na criação do quarto maior grupo de beleza do mundo, avaliado em US$ 11 bilhões, sendo concretizada por meio de trocas de ações entre as duas empresas.

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