Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Negociação para venda da Braskem (BRKM5) desperta ceticismo

Para analistas, iniciativa não passa de ‘estratégia protelatória’ da Novonor

Publicado

em

Crédito: CMA

A venda da Braskem (BRKM5), por meio de várias rodadas de oferta de ações da petroquímica em bolsa, é a proposta hoje à mesa de negociações entre bancos credores e representantes da Novonor (ex-Odebrecht), cujo êxito depende de a Petrobras (PETR3, PETR4) não exercer seu direito de venda de sua participação em bolsa na Novonor.

Ceticismo impera – Apesar de engenhosa, a ideia das tranches foi recebida com ceticismo pelo mercado, que interpreta a iniciativa como mera ‘estratégia protelatória’, apenas para ganhar tempo juntos aos bancos, reunido no grupo formado por Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Venda frustrada – Após a venda frustrada da Braskem pelo valor de mercado atual, por falta de interessados, a Novonor decidiu fazê-la via mercado, com emissões de ações em mais de uma rodada.  A modalidade, no entanto, demandava acordo prévio com a Petrobras, segunda maior acionista da petroquímica, além de uma definição mais clara da possibilidade de a Braskem manter, juntas, as operações no Brasil e na América do Norte. Até agora, todas essas questões corporativas permanecem pendentes.

Momento certo – Animada pelo momento favorável das ações da Braskem na B3 – valorização de 140%, somente este ano – a Novonor pretende levantar R$ 18 bilhões com a venda de sua participação na petroquímica, avaliada em R$ 45 bilhões pelo mercado.

Participação estrangeira – Caso a proposta seja aceita pelos bancos credores, a expectativa é de que a oferta seja encaminhada à bolsa nas próximas semanas, mediante a participação de bancos credores e instituições estrangeiras. Atualmente, a Novonor detém 50,1% do capital votante da Braskem, enquanto a Petrobras responde por 36,1% de capital total.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS