Empresas
Negócios em perigo? Veja como evitar que sua empresa feche!
Crises econômicas podem ameaçar o fechamento de diversas empresas, veja dicas para manter seu negócio funcionando.
Diante de crises causadas por diversos fatores econômicos, sociais e políticos e até pela pandemia do Covid-19, muitas empresas estão com dificuldades em se manter de pé e beiram a falência.
Um levantamento feito recentemente pela Neoway — empresa de big data analytics e inteligência artificial (IA) — alerta para a possibilidade de fechamento de quase 200 mil empresas, a grande maioria MEs e MEIs.
De acordo com especialistas, empresas de pequeno e médio porte são as que mais correm risco.
Mas nem tudo está perdido, entenda estratégias que vão possibilitar sua empresa prosperar mesmo em meio às dificuldades financeiras.
Dicas para ajudar sua empresa a se manter em meio de crises – Imagem: Rafastockbr/Shutterstock/Reprodução
Analise suas finanças
Para começar, é crucial entender o contexto em que a empresa está e realizar uma análise minuciosa das finanças. Siga o seguinte passo a passo:
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Revise os contratos;
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Analise o fluxo de caixa;
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Identifique despesas desnecessárias;
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Verifique a saúde dos seus investimentos;
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Renegocie condições de pagamento com fornecedores;
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Priorize a redução de despesas fixas;
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Otimize o uso dos seus recursos.
Uma análise financeira detalhada ajudará a identificar pontos críticos e áreas que precisam de atenção imediata.
Tenha um planejamento financeiro
Para um bom planejamento é essencial fazer um orçamento detalhado, definindo metas claras, e acompanhar regularmente o desempenho financeiro da sua empresa.
Havendo um bom planejamento e um conhecimento claro sobre as finanças, será possível ajustar rapidamente sua estratégia conforme as circunstâncias mudem, garantindo estabilidade.
Invista no digital
O mundo está conectado, e investir em marketing digital tornou-se uma necessidade para qualquer empresa que deseja se manter competitiva.
Ser notado na internet pode fazer toda diferença para seu negócio prosperar, alcançando novos clientes e mantendo os atuais engajados.
Busque por inovações
Invista em estratégias de SEO, redes sociais e publicidade online para aumentar a visibilidade da sua marca.
Inove também nos seus produtos com pequenas mudanças, como a adoção de novas tecnologias, novas estratégias de venda, tornando o produto que você já tem algo interessante para os interessados.
Selecione bons produtos
Introduza novos produtos ou serviços ao seu portfólio, assim você não fica dependente de uma única receita. Crie estratégias de parcerias com outras empresas e explore novos nichos ou regiões para seus produtos ou serviços.
Prestar um bom atendimento desde o primeiro contato é essencial para garantir uma clientela fiel que, além de confiar em comprar da sua loja, eventualmente indicará seus produtos.
Portanto, invista em treinamento para sua equipe, crie canais de comunicação eficientes e esteja sempre disponível para resolver problemas e atender às necessidades dos seus clientes.

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