Conecte-se conosco

Mundo

No Reino Unido, semana de 4 dias de trabalho é aprovada por empresas

Teste-piloto para diminuir a carga horária dos trabalhadores do Reino Unido contou com a participação de 61 empresas e quase 3 mil colaboradores.

Publicado

em

Para os trabalhadores do Reino Unido, deixou de ser um sonho inalcançável trabalhar um dia a menos da semana, e isso ainda sem alterar a remuneração. Isso porque o teste da proposta de redução de trabalho para quatro dias semanais sem diminuição do salário foi um verdadeiro sucesso.

Um dos principais resultados é a permanência deste novo modelo de forma definitiva dentro das empresas. O resultado foi impressionante: 91% das companhias que participaram da experiência de seis meses querem manter o modelo.

O teste-piloto envolveu 61 empresas e contou com quase 3 mil colaboradores. O programa aconteceu entre junho e dezembro de 2022, e os setores variavam, indo de tecnologia até restaurantes.

Conduzida pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston Collage nos EUA, a organização sem fins lucrativos 4 day week global autonamy e day week UK Campaign obteve uma série de resultados benéficos durante o período experimental.

Do total, 71% dos funcionários disseram sentir uma redução no nível de esgotamento e 62% comunicaram que sentiram mais facilidade em equilibrar o trabalho com a vida social.

O número de empregados que se demitiram voluntariamente também diminuiu, enquanto outros 15% disseram que jamais trocariam o emprego por um com jornada de trabalho de cinco dias, mesmo que recebessem um valor a mais por isso.

De acordo com os resultados avaliados no que se refere ao lucro da empresa, os ganhos cresceram em torno de 1,4%, o que revela possivelmente um aumento da produtividade. Ainda que os resultados tenham sido satisfatórios, a pesquisa revelou um baixo índice de contratação durante este período.

As 61 companhias de trabalho que participaram do teste revelaram que contrataram menos funcionários durante os meses de junho e dezembro do ano passado.

No Brasil, o tema se tornou uma reinvindicação histórica do movimento sindical brasileiro e está cada vez mais presente na pauta da classe trabalhadora.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS