Conecte-se conosco

Moedas

Nota de zero euros? Cédula entrará em circulação na Europa

Conheça a verdadeira utilidade da nota e como você pode adquiri-la.

Publicado

em

A ideia de uma nota de zero euros pode parecer absurda à primeira vista, afinal, qual seria a utilidade de uma nota que não pode ser usada para compra?

No entanto, essas cédulas têm um propósito diferente, que tem a ver mais com a história da humanidade do que transações financeiras. Entenda mais a seguir!

Um lembrete importante

Cédula de zero euros é simbólica e serve como lembrete de momentos históricos importantes – Imagem: Money/Reprodução

Desde 2015, mais de 2.500 modelos de notas de zero euros foram produzidos em 30 países da Europa, eles servem para preservar a memória de eventos históricos importantes.

Tais cédulas comemorativas são uma maneira de celebrar acontecimentos marcantes da história, como o desembarque na Normandia, ocorrido em 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o aniversário de 80 anos dessa importante operação militar recentemente celebrado, uma nova nota de zero euros retratando o evento será lançada em julho de 2024 e terá uma tiragem limitada de apenas 3 mil exemplares.

Embora não possa ser usada como forma de pagamento, a nota é produzida com as mesmas técnicas e materiais que as cédulas de euro em circulação. A diferença está na arte impressa no item, que reflete o evento histórico.

A empresa responsável pela produção da cédula é a Oberthur Fiduciaire, e a venda será feita pela Euro Banknote Memory. Essas notas podem ser adquiridas online, em museus ou em outros locais de interesse turístico.

O preço varia entre 6 e 15 euros, tornando-se um souvenir colecionável acessível para os interessados em história e numismática.

Por isso, as notas de zero euros são mais do que simples curiosidades, representam uma forma criativa e original de preservar a memória de eventos históricos significativos, como o desembarque na Normandia.

Se você é um amante de história ou colecionador de moedas e cédulas, não perca a oportunidade de adquirir essa nota comemorativa e única.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS