Moedas
Notas antigas do real serão retiradas de circulação
O que fazer com as notas danificadas para não perder dinheiro? A seguir, mostramos que providências você deve tomar.
O avanço tecnológico e a necessidade de combater a falsificação fizeram com que, recentemente, o Banco Central do Brasil anunciasse que as notas antigas do real serão retiradas de circulação gradualmente. Notícia que causou preocupação entre os cidadãos que ainda as possuem.
A seguir, você vai saber o que significa essa alteração, quais notas serão afetadas e o que se deve fazer para lidar com essa transição de forma tranquila e eficiente.
Modelos de notas físicas que desaparecerão do mercado – Imagem: Vergani Fotografia/Shutterstock/Reprodução
Por que as notas serão retiradas de circulação?
O objetivo principal para isso é melhorar a segurança das transações, atualizar o sistema monetário e reduzir o risco de fraudes, já que as novas cédulas possuem dispositivos de segurança mais avançados, dificultando a falsificação e garantindo a confiabilidade do meio circulante.
As notas que tem denominação considerada mais antiga, especialmente as de 50 e 100, serão substituídas pelas cédulas mais recentes, que contêm elementos de segurança mais robustos e são mais duráveis.
O que fazer com as cédulas antigas?
As notas antigas ainda serão aceitas como forma de pagamento no período de transição, mas é importante fazer a troca o quanto antes para evitar qualquer inconveniente.
É importante que os consumidores estejam cientes desses prazos para evitar problemas na hora de utilizar ou trocar suas notas antigas. A seguir, algumas alternativas para os que ainda possuem essas cédulas.
Troca no banco
Os bancos comerciais e as instituições financeiras são os principais locais onde você pode substituir suas notas antigas. Eles aceitarão as cédulas e as trocarão por novas sem qualquer custo adicional.
Procure uma agência bancária para realizar tal troca. A maioria dos bancos aceitará as notas no prazo estipulado pelo Banco Central.
Depósito em conta
Deposite as notas antigas em sua conta bancária. Ao realizar isso, o banco atualizará automaticamente o valor para refletir a nova série de cédulas.
Essa é uma maneira prática de garantir que o dinheiro seja convertido sem a necessidade de uma visita específica para troca.
Utilização
Dê preferência em utilizar essas notas antigas, verifique se os estabelecimentos comerciais continuam as aceitando ou se preferem notas mais recentes.
Notas danificadas
Caso as suas cédulas antigas estejam danificadas ou em mau estado, ainda é possível trocá-las. O Banco Central dispõe de um serviço específico para a substituição de exemplares danificados, embora o processo possa levar um pouco mais de tempo.
Você deve levar as notas danificadas a uma agência do Banco Central ou ao seu banco, onde elas serão avaliadas e, se necessário, trocadas por novas.

-
Tecnologia18 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia2 dias atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades14 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso