Automobilística
Nova ameaça ao mercado de usados: Entenda o efeito dos carros populares
O governo federal brasileiro lançou um programa para baratear os carros populares no país, com a redução de impostos e outros incentivos para o setor automotivo. O objetivo é diminuir os preços dos veículos mais baratos vendidos no país, que hoje custam em torno de R$ 68 mil, para menos de R$ 60 mil.
É claro que essa medida é uma boa notícia para quem sonha em comprar um carro 0 km, mas também pode trazer algumas consequências negativas para o mercado de carros usados. A medida chega após o mercado de usados ter sido muito mais movimentado do que o de veículos novos no país.
Com a redução dos preços dos carros novos, a tendência de mercado é que a demanda pelos carros usados diminua, assim como o seu valor de revenda. Isso pode ocasionar um desequilíbrio no mercado e prejudicar os donos de carros usados, que terão mais dificuldade para vender ou trocar seus veículos.
Além disso, os carros populares podem fazer com que a oferta de usados aumente ainda mais, já que muitas pessoas podem optar por adquirir um veículo 0 km, se desfazendo do antigo para isso. Assim, somando a maior oferta com a menor demanda, os preços desabam.
Tal situação pode levar a uma “paralisação” do mercado de usados, com menos negócios fechados e um aumento de estoque nas lojas e nos pátios. Isso acaba afetando não apenas os consumidores, mas também os comerciantes, fabricantes e até o próprio governo, que arrecada impostos sobre as transações de carros usados.
Tendo isso em mente, é preciso analisar com cuidado os prós e os contras do programa de carros populares do governo federal brasileiro, e buscar formas de equilibrar os interesses de todos os envolvidos no setor automotivo. Afinal, o carro é um bem durável, com um impacto significativo na economia e na sociedade brasileira.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção