Conecte-se conosco

Curiosidades

Nova espécie de pinguim gigante é descoberta na Nova Zelândia

Publicado

em

Um pesquisador da Nova Zelândia, um país que fica ao lado da Austrália, descobriu a existência de uma espécie de pinguins que habitavam o local há milhares de anos.

Apesar do bichinho já ter sido extinto, algumas variedades ainda existentes conservam muitas das características presentes nessas aves pré-históricas. O referido estudo foi publicado no periódico de paleontologia Journal of Paleontology, e o novo grupo foi batizado de pinguim-de-wilson (Eudyptula wilsonae).

Como se deu a descoberta?

As criaturinhas simpáticas foram identificadas graças à análise de dois fósseis de crânios escavados na Ilha Norte do país neozelandês. O artigo recém-publicado ainda afirma que o pinguim é agora o exemplar mais conhecido pela ciência.

Logo, a descoberta sugere que o animal viveu naquele território por milhões de anos e foi evoluindo com o passar do tempo, possivelmente dando origem a outras variedades que resistem até hoje. Mas, infelizmente, como os estudiosos só contam com dois crânios e não esqueletos completos, fica difícil obter detalhes mais precisos.

Contudo, a principal suspeita dos acadêmicos é que as aves conseguiram cerca de 35 cm de altura, um tamanho semelhante ao dos pinguins-azuis atuais, que também pesam em torno de 1 kg. No entanto, o ancestral possuía um crânio bem mais estreito do que o encontrado nos espécimes atuais.

Uma das informações mais animadas resultantes dos novos achados residem na conclusão de que as linhagens de pinguins mudaram pouquíssimo com o passar dos tempos. Embora os pinguins-de-wilson tenham se extinguido, sua genealogia perseverou e se adaptou às diversas mudanças pelas quais o mundo passou desde aquela época.

E para a alegria de todos, aparentemente os pinguins azuis possuem um menor risco de extinção, segundo alguns dados da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Porém, isso também não quer dizer que não haja nenhuma ameaça, pois as mudanças climáticas podem estar afetando a população desses bichos.

Por exemplo, no último verão, um fato bastante triste ocorreu nas praias da Nova Zelândia. Alguns banhistas que frequentavam o local acabaram encontrando centenas de corpos de pinguins-azuis mortos na costa norte do país.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS