Tecnologia
Nova ferramenta do WhatsApp permite pesquisar empresas no aplicativo
Dessa forma, os usuários não precisarão sair do aplicativo para buscar e salvar o número da empresa, pois poderão encontrá-lo já na plataforma.
Recentemente, um recurso que busca dar mais visibilidade para os estabelecimentos comerciais chegou ao WhatsApp no Brasil. Com ele, agora os usuários podem encontrar em sua região o estabelecimento que procuram e efetuar uma compra diretamente pelo aplicativo.
A novidade ainda está em testes, porém já tem sido esperada pelos usuários que utilizam a plataforma para vender seus produtos e serviços. O recurso foi anunciado no dia 17, no evento WhatsApp Summit São Paulo. Na ocasião, Mark Zuckerberg apareceu em um vídeo contando sobre a nova ferramenta.
“O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”, disse o CEO da empresa Meta.
A ferramenta permite que os usuários pesquisem as empresas por meio de uma aba de buscas, sem a necessidade de sair do aplicativo para fazer a pesquisa e salvar números para entrar em contato. Isso facilita para quem compra, pois demandará menos trabalho de busca, e para quem vende, que será encontrado mais facilmente.
O novo recurso se chama Guia de Negócios e já está sendo testado em São Paulo desde o ano passado, com pequenos comércios locais. Quando for disponibilizada definitivamente, também apresentará o contato das grandes empresas. Para estar presente no guia, é preciso que o estabelecimento utilize o WhatsApp Business.
Ao buscar pelo nome do estabelecimento ou pelo tipo de empresa que deseja, o usuário terá acesso aos catálogos de produtos e às informações que as contas comerciais disponibilizarem.
Para acessar o Guia de Negócios, o usuário deve ir na opção de “iniciar nova conversa”, onde estão presentes as opções “Novo grupo”, “Novo contato” e agora terá a opção “Descobrir”. Para encontrar empresas na sua região, basta compartilhar a localização com o aplicativo ou selecionar uma região.
As empresas Cielo, Mercado Pago, Getnet, Rede e Fiserv estão participando em parceria com a plataforma dos testes do recurso. Guilherme Horn, que é chefe do WhatsApp da América Latina, diz que uma taxa será cobrada para as compras feitas no aplicativo.
“O consumidor está cansado de aplicativos ou sites frios, ou seja, nos quais ele não fala com ninguém nem tem uma recomendação. O “comércio convencional” vai ser um novo canal de negócios”, disse ele.
As vendas por meio do WhatsApp têm crescido muito no Brasil nos últimos anos, e isso tem impulsionado esse tipo de avanço. De acordo com um estudo realizado pela We Are Social e a Hootsuite, cerca de 165 milhões de usuários utilizam o aplicativo no Brasil, o que é um ótimo investimento para a plataforma.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê