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Nova fonte de dinheiro! Uber decide colocar propagandas de até 90 segundos no app

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Em busca de novas formas de monetização, a Uber encontrou uma solução que ficará bastante evidente para os usuários do aplicativo. Em breve, eles terão de lidar com propagandas em vídeo na plataforma.  

A novidade, anunciada pelo vice-presidente e gerente geral da Divisão de Anúncios da Uber, Mark Grether, deve aparecer durante a espera pela chegada do motorista e, até mesmo, no decorrer da viagem.  

Os vídeos de publicidade poderão chegar a 90 segundos de duração e já começaram a ser inseridos na versão do app nos Estados Unidos. A previsão é que o mesmo aconteça, nos próximos meses, no Reino Unido, França e Austrália.  

Tablets especiais

Conforme o divulgado, até então, espera-se também que alguns carros tenham tablets especiais para exibir anúncios. Eles serão instalados gradualmente em cidades norte-americanas.  

Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, Grether explicou a decisão:

“Nós temos dois minutos da sua atenção. Sabemos onde você está, para onde está indo, o que comeu. Podemos usar tudo isso para direcionar uma propaganda em vídeo para você.”    

As inserções publicitárias vão ocorrer, ainda, em outros dois apps da companhia que não estão disponíveis no Brasil: Uber Eats, delivery de refeições, e o Drizly, que faz entrega de bebidas.

Estratégia de varejistas

Essa parece ser uma tendência de mercado. Empresas do varejo também começaram a utilizar o mesmo método nos respectivos apps para mostrar anúncios de outras marcas.    

Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede Walmart, a rede de hotéis Marriott e o app de delivery DoorDash já embarcaram nessa e estão indo na mesma direção.

Desde o início da operação em vários países, a Uber só começou a ter lucro recentemente. A decisão interna agora é procurar por novas formas de receita e, por isso, a plataforma de anúncios tem sido vista com otimismo.

Demanda

Só no primeiro trimestre deste ano, segundo o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, 345 mil empresas compraram propagandas na plataforma. O número é maior do que o registrado no mesmo período em 2022: 315 mil.  

Essa elevação deixa evidente a existência de uma demanda. Não à toa, a meta da empresa é chegar a US$ 1 bilhão de receita, em 2024, somando todos os serviços oferecidos: corridas, entregas, compras e mais.  

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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