Finanças
Nova forma de pagamento por PIX está mais rápida e prática
Mudanças são a terceira etapa do Open Banking, que permite o compartilhamento de informações entre os bancos, deixando o pagamento PIX mais rápido.
A terceira fase do chamado Open Banking já tem deixado os pagamentos via PIX mais práticos. É que com as mudanças, as instituições financeiras conversam entre si. Ou seja, elas compartilham dados dos clientes, tornando as transações mais diretas.
Leia mais: Novas regras do PIX já estão em vigor; veja como elas afetam o seu bolso
Apesar disso, a terceira fase já era para estar valendo desde o mês de agosto. Mas, as mudanças foram adiadas por dois meses. A previsão inicial era para o mês de outubro. O motivo, segundo as instituições financeiras, foi a necessidade de atualização dos sistemas para garantir a segurança e qualidade dos pagamentos via PIX.
Dessa forma, as instituições financeiras fizeram vários testes para certificar que as mudanças no pagamento trariam vantagens aos clientes. De acordo com o Banco Central, todas as etapas foram monitoradas durante a implantação.
Pagamentos por PIX mais rápidos
A mudança permite que os pagamentos por PIX sejam feitos sem que os clientes precisem copiar o código PIX e direcionar para o banco onde tem conta. Além disso, tem mais mudança prevista. É porque até o fim do ano está prevista para ser implantada a quarta fase do Open Banking.
Com isso, será possível a troca de informações sobre serviços de câmbio, de investimentos, previdência e até seguro. É a meta implantar mais essa etapa até 15 de dezembro. Outra mudanças estão previstas para os primeiros seis meses de 2022.
É possível compartilhar as informações entre bancos no Open Banking somente se essa opção for selecionada pelo cliente no aplicativo do banco. Ou seja, não é de forma automática. Cada cliente pode optar por aceitar ou não a nova ferramenta.
Outro detalhe é que nessa terceira fase, os clientes precisam escolher qual conta vão transferir o dinheiro. Assim, a plataforma faz o contato com o banco desejado e o cliente precisa autorizar todo o processo para que a compra seja finalizada. Porém, a grande vantagem é que não vai ser mais necessário fazer a compra só pelo aplicativo do banco, por conta do compartilhamento dos dados.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia23 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?