- Pix com cadastro em débito automático, para pagamentos recorrentes;
- Pix internacional para transferências bancárias entre países parceiros;
- Pix offline permitindo transações mesmo quando o usuário estiver sem internet;
- Pix Garantido, com parcelamento do valor de forma semelhante a um cartão de crédito;
- Pix por aproximação, usando a tecnologia NFC igual dos cartões de crédito e débito.
Finanças
Nova mudança no Pix entra em vigor no segundo semestre de 2023
Governo Federal vai lançar mais uma novidade na modalidade de pagamento via Pix. Projeto prevê liberar pagamento de Pix utilizando cartão de crédito.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e foi lançado em novembro de 2020.
O método permite a transferência de dinheiro entre contas de diferentes bancos ou instituições financeiras em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem a necessidade de se esperar dias úteis para que o dinheiro seja compensado.
Além disso, a modalidade de pagamento é gratuita, não havendo nenhum desconto dos bancos para realizar as transferências financeiras.
Com tantos benefícios, o Pix caiu no gosto popular rapidamente e se tornou uma ferramenta importante no cotidiano de milhões de brasileiros.
Por ser um importante meio de transferências bancárias e ainda consideravelmente recente, a modalidade ainda passa por alguns ajustes.
O Governo Federal anunciou mais uma novidade em relação o Pix. De acordo com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os usuários poderão usar o Pix como método de crédito.
A atualização deve chegar no segundo semestre de 2023 e Haddad afirma que já estava no cronograma da agenda do Banco Central.
“Em meados do ano, o Pix vai ser usado para créditos, isso está na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe até o meio do ano”, disse o ministro.
Apesar de lançar na metade de 2023, essa função já está disponível em bancos digitais como Picpay e Nubank. Estes oferecem a função para o cliente efetuar um Pix e ter o valor descontado em sua fatura do cartão de crédito. Essa modalidade dos bancos digitais é acrescida de juros.
A função, disponibilizada pelo Governo, vai padronizar o recurso do crédito para que todos os bancos possam aderir a função e seguir as regras estabelecidas.
Aqueles que receberem o Pix no qual foi enviado usando a modalidade do crédito, não serão notificados. Portanto, o recebimento permanece sem alterações.
Algumas outras atualizações serão desenvolvidas pelo Banco Central em seu sistema de pagamentos. As novidades devem chegar aos usuários nos próximos meses.
Confira algumas atualizações que estão em desenvolvimento:

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca