Tecnologia
Nova tecnologia permite detectar o nível de álcool por meio da voz
A embriaguez no trânsito é um problema sério. Agora, uma nova tecnologia promete ajudar a coibir essa prática e ajudar a trazer mais segurança para o trânsito.
As AIs (Inteligências Artificiais) realmente estão mudando o mundo! Recentemente, a Ambev anunciou uma incrível novidade. O lançamento de um aplicativo que pode ajudar a coibir motoristas embriagados.
A inovação se trata de um aplicativo chamado Flow Voice que será capaz de identificar se existem ou não índices de álcool no sangue do usuário, e tudo isso feito através da voz da pessoa.
De acordo com informações divulgadas pelo IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo, cerca de 40% dos mortos em acidentes de trânsito possuíam níveis de álcool acima do permitido no organismo.
Além disso, a tecnologia também fornecerá dicas para o usuário, de modo a lhe dar alternativas de locomoção e cuidado, para que assim o mesmo evite conduzir seu veículo alcoolizado. Ainda de acordo com o porta-voz da empresa, o objetivo dessa ação é conscientizar as pessoas e auxiliar a segurança pública.
De acordo com Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais da companhia:
“É muito mais do que um aplicativo. A gente não está lançando um aplicativo, a gente está lançando uma inteligência artificial que consegue promover o consumo responsável pela voz.”
Moccia também conta que a plataforma poderá aconselhar o indivíduo a alterar a escolha de uma bebida alcoólica por água ou refrigerante e até mesmo, em um futuro próximo, evitar que um motorista sem condições para dirigir dê a ignição no seu veículo.
Porém, esse último recurso citado dependeria de uma conversa com representantes da indústria automobilística, porém, através da inteligência artificial, não seria algo impossível de ser feito.
Quais as melhores estratégias para evitar a ingestão de álcool antes de dirigir?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) está sempre atualizando suas estratégias ao longo dos anos, adequando-se ao que funciona melhor para o perfil de cada público, pois, sim, o consumo exagerado de álcool é um problema de saúde pública, portanto não devemos debochar ou fazer piadas de pessoas que sofram com isso.
Em tempos recentes, a instituição resolveu buscar apoio do setor empresarial para juntos pensarem em meios de incentivar as pessoas a beberem de maneira mais responsável.
A vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Trânsito, Rochane Ponzi, acredita que a nova invenção pode ser uma aliada importante na luta pela conscientização das massas. Ainda segundo ela, o aplicativo incentivará a pessoa a ser mais responsável e gerir seus próprios riscos.
Vale lembrar que, somente no ano de 2022, cerca de 14,3 mil motoristas de ambos os sexos sofreram autuações por direção sob efeito de bebida alcoólica em estradas e rodovias, segundo dados obtidos pelo Governo Federal.
Para o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Flávio Adura, um país como o nosso não pode ser leniente com números tão graves envolvendo embriaguez no trânsito.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025