Finanças
Novas regras do Pix já estão valendo? Saiba o que muda
Outros meios de pagamento como TED e DOC, por exemplo, também terão mudanças para ampliar a segurança dos usuários.
Sob supervisão do Banco Central (BC), o Pix passará por mudanças significativas a partir das próximas semanas. Uma delas impõe o limite de R$ 1 mil para transações no período noturno. A ideia é ampliar a proteção e segurança dos usuários depois da onda de sequestros, em que os criminosos utilizam o sistema como ferramenta de pagamento pelos resgates.
Leia mais: Inter oferece cashback adicional para quem cadastrar chave Pix no aplicativo
De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, as medidas que serão aplicadas também buscam diminuir as fraudes, bem como desincentivar os crimes. Para colocar isso em prática, será necessária uma atuação conjunta entre o BC, as autoridades policiais e a as instituições financeiras.
Novas regras do Pix: O que muda?
Confira abaixo as medidas anunciadas pelo BC para garantir mais segurança aos usuários do Pix:
Limite para transações noturnas
Nas novas diretrizes do sistema de pagamentos, os usuários poderão realizar transferências de até R$ 1 mil durante o período noturno, incluindo a categoria de Micro e Pequenos Empreendedores Individuais. O horário definido foi das 20h às 6h.
Além disso, os clientes poderão ainda escolher como gerenciar seus limites no Pix. Será possível escolher não realizar transferências em determinados períodos ou determinar diferentes limites no período diurno e noturno, por exemplo.
Alteração no limite
Outra mudança estabelece um prazo mínimo de 24h e máximo de 48h para que seja concluído o pedido de aumento de limite em transações pelo próprio usuário do Pix. A mesma regra se aplica para transações via TED, DOC, transferências intrabancárias, cartão de débito e boleto.
Cadastro de contas
A medida determina que os usuários cadastrem previamente contas que receberão Pix com valor acima dos limites estabelecidos, possibilitando manter limites baixos para as demais transações. O prazo será de 24h para inscrição prévia de contas via canal digital. Isso impedirá o cadastramento imediato de contas quando houver situações de risco.
Diminuição das fraudes
Buscando reduzir as fraudes, será obrigatório que as instituições financeiras atuantes no Pix incluam no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) os registros de contas com suspeita de utilização em fraudes e em outras transações de serviços bancários ou de pagamentos. Hoje em dia, esta opção já existe, porém de forma facultativa.
Quando as novas regras entrarão em vigor?
De acordo com o diretor do BC, as alterações ainda não têm data definida para entrar em vigor. Segundo ele, a expectativa é de que elas se tornem efetivas dentre algumas semanas.
O prazo foi dado para que instituições financeiras, de pagamento e cooperativas participantes tenham tempo para se preparar e implantar as medidas de forma correta.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira