Automobilística
Novas regras para a CNH: veja quando é preciso trocar para a nova versão
Desde junho temos uma nova versão da CNH, mas muitos brasileiros não sabem quando devem fazer a troca. Veja qual é o prazo.
O Brasil agora conta com uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e desde junho deste ano ela já está sendo produzida. Porém, recentemente algumas regras foram modificadas para garantir mais segurança e melhor execução da legislação.
É importante que os condutores conheçam as novas regras para não acabar infringindo a lei, e é por isso que trouxemos estas atualizações.
A primeira informação é que a substituição do modelo antigo pelo novo vai acontecer de forma gradativa, ou seja, a carteira só será atualizada quando os motoristas precisarem fazer a renovação.
Diferente do que muitos acreditam, a atualização não é necessária no próximo ano. Ela pode ser feita por opção do motorista, que, nesse caso, terá de pagar pelo procedimento.
Quem vai tirar a primeira CNH já terá o documento atualizado, e para isso é preciso ter mais de 18 anos, ter o CPF ativo e ser alfabetizado.
A inscrição deve ser feita por meio de um formulário on-line, que está disponível no site do Detran de cada estado. O curso para primeira habilitação é disponibilizado a partir do pagamento da taxa de inscrição. Além disso, o interessado deve fazer exames físicos e psicológicos e mais as aulas teóricas e práticas.
Para ter a permissão de dirigir, o cidadão terá que ser aprovado em uma prova prática. O prazo para obter a aprovação é de 12 meses. Caso não consiga, o processo completo deve ser feito novamente.
Isso quer dizer que todo o processo deve ser pago novamente, e os valores variam de acordo com cada Detran.
Hoje os brasileiros contam também com a CNH Digital, que pode ser acessada pelo celular, baixando o aplicativo que possui o mesmo nome: CNH Digital. É possível acessar digitalmente também o documento do veículo, já que o Detran não envia mais o documento físico.
A nova CNH possui, ainda, elementos gráficos que dificultam fraudes e falsificações. Com esse objetivo também serão utilizados elementos com tinta fluorescente que podem ser observados com luz ultravioleta.
Outra novidade é que o documento trará um QR Code, a partir do qual as informações dos motoristas poderão ser acessadas de forma mais fácil pelos agentes de trânsito.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira18 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia13 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?