Empresas
Novidade na Petrobras: empresa lança gasolina neutra em carbono
Novidade promete ser um aliada na preservação do meio ambiente.
Na última terça-feira (19/09), a Petrobras fez um anúncio animador. A companhia petrolífera está lançando oficialmente uma nova gasolina chamada “Petrobras Podium Carbono Neutro”. De acordo com a empresa, trata-se do primeiro combustível do mercado nacional a ter esse título.
Basicamente, isso significa que todos os gases nocivos emitidos durante o ciclo de vida da mistura serão compensados por meio de ações de recuperação e preservação florestal. O melhor de tudo é que isso será feito em ecossistemas nacionais.
Essa gasolina já existe desde o ano de 2002, mas vem sendo aprimorada desde então. Segundo os especialistas da organização, estamos falando de um produto de alto desempenho que possui a menor adição de enxofre do mercado, acompanhada da maior octanagem de fábrica.
Consequentemente, tudo isso contribui para uma melhora considerável no desempenho dos veículos que a utilizarem, colaborando para uma maior eficácia no transporte e reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Como se deu a criação da mistura?
A estatal revelou que, para conseguir obter uma fórmula de gasolina satisfatória, foi utilizada uma metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). Isso possibilitou que fossem mensurados todos os insumos nocivos emitidos pelo item, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a fabricação até os períodos finais.
Os resultados foram sequencialmente analisados por um grupo de especialistas da consultoria ACV Brasil. Conforme mencionado anteriormente, a empresa garante que todas as emissões poluentes serão compensadas previamente, antes mesmo da substância ser adquirida pelo consumidor.
A multinacional, inclusive, afirma estar comprometida em ampliar seus investimentos em soluções dessa natureza, com o objetivo de oferecer produtos cada vez melhores e mais sustentáveis ao público brasileiro. Agora, no que se refere ao mercado de carbono, trata-se de um mecanismo utilizado para compensar a produção de gases de efeito estufa.
Logo, por meio dele são negociados os famosos créditos de carbono, gerados por iniciativas voltadas para a diminuição dos estoques desses insumos no ar. Resumindo, podemos entender tais créditos como moedas que as companhias podem adquirir para compensar os impactos negativos advindos dos itens fabricados por elas.
Por fim, cerca de 10 dias atrás, a Petrobras anunciou sua entrada nesse mercado com a aquisição de 175 mil créditos de carbono, gerados por meio de ações ecológicas na Floresta Amazônica. Cada unidade adquirida possibilita a neutralização de até uma tonelada de gás carbônico.

-
Tecnologia1 dia atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Tecnologia2 dias atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia2 dias atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Curiosidades1 dia atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso
-
Economia22 horas atrás
Brasil tem mais de 180 moedas sociais — entenda como funcionam
-
Economia19 horas atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Economia4 horas atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante