Conecte-se conosco

Automobilística

Novidade Volkswagen: VW up! sai de linha na Europa para dar lugar a carro elétrico

Depois de encerrar a produção no Brasil anos atrás, marca opta por fazer o mesmo na Europa. Foco, agora, é privilegiar o Polo e um modelo elétrico.

Publicado

em

A produção do VW up! no Brasil foi encerrada em abril de 2021, e agora, ao que tudo indica, o subcompacto terá o mesmo destino em outros locais do mundo.

De acordo com a revista britânica Autocar, a fabricação do up! foi paralisada, também, na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, e isso deve afetar a presença do veículo na Europa.

A última unidade do up! já deixou a linha de montagem e a Volkswagen encerra, com isso, a produção do modelo, depois de 12 anos da chegada dele ao mercado europeu.

Vale lembrar que o modelo entrou na Europa para substituir o Fox, que era fabricado no Brasil e exportado para lá.

Planos da Volks

Os objetivos da Volkswagen giram em torno, hoje, da manutenção do Polo como modelo de entrada da marca nos países europeus.

Mas alguns executivos da montadora já chegaram a afirmar o contrário no passado, pois o Polo já esteve na lista de carros que sairiam de linha.

Em relação ao up!, cogitou-se que a ideia também seria manter o e-up! (versão elétrica do modelo) como o único do mercado, mas a verdade é que um novo carro elétrico, chamado ID.1 já está sendo produzido para substituí-lo também. O novo automóvel será movido por bateria, a um custo de menos de R$ 100 mil na Europa.

Fase brasileira

O VW up! era considerado um carro moderno para os padrões do segmento. Com um motor 1.0 de três cilindros, aspirado e turbo, ele se destacava pela eficiência energética.

O carro foi lançado no Brasil em 2014, três anos depois de chegar à Europa. Em seguida, passou uma renovação em 2017, quando foi reconhecido pelo baixo peso e bom desempenho.

Em 2021, como uma das últimas tentativas da Volkswagen no país, foi divulgado o Up! 2021 em versão única, a Xtreme, que tinha motor turbo.

O que chamou a atenção, na verdade, foi o fato de a marca oficializar o tamanho para quatro pessoas. Ela preferiu isso do que dispor três pontos com cinto de segurança e encosto no banco de trás.

A novidade não atraiu muitos interessados e o carro vendeu poucas unidades no país. Isso mais o fato de que havia dificuldade de fornecimento de matéria-prima para a fabricação, na época, foi o que levou a Volks a cancelar a produção.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS