Economia
Novo corte de juros pelo BC só ocorrerá após avaliação positiva sobre a adaptação do sistema financeiro aos juros baixos, diz Kanczuk
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, anunciou nesta sexta-feira que a autarquia só fará um novo corte de juros após avaliar que o sistema financeiro está bem adaptado ao cenário de juros baixos.
Após ser perguntado se faria uma nova redução da Selic, hoje em 2%, Kanczuk destacou uma postura de cautela.”O comitê tem que ter a confiança de que o sistema financeiro já está adaptado à nova situação de juros bem mais baixos, então está parando para observar, notar que tudo está funcionando de forma sólida”.
Ele também afirmou que a autoridade monetária está monitorando o funcionamento do sistema financeiro de perto e não encontrou nenhum problema, mas sabe que deve atuar com cuidado diante das implicações do novo patamar de juros baixos para os produtos de investimento e o setor financeiro como um todo.
“É mais uma questão de cautela, de conservadorismo, a gente prefere ir devagar mesmo”, frisou.
“Pode ter queda de juros? Pode. É provável? Não, a gente também colocou isso na ata (da última reunião do Copom), a barra para queda de juros é muito mais alta do que era antes, por questões prudenciais”, continuou.
Kanczuk falou ainda que o BC avaliaria recorrer à compra de títulos (quantitative easing) apenas em caso de disfuncionalidade do mercado, e não como um instrumento de política monetária para estimular a economia. O movimento já foi autorizado pelo Congresso.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Mundo5 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal