Economia
Novo destino para multas de trânsito: o que isso significa para você?
Proposta na Câmara dos Deputados visa redirecionar 5% do valor das multas de trânsito.
Um novo projeto em discussão na Câmara dos Deputados propõe uma mudança significativa na destinação dos valores arrecadados com multas de trânsito no Brasil.
A proposta, originada a partir do Projeto de Lei (PL) 2545/24, visa redirecionar parte dessa verba para ações educativas.
O texto, inicialmente apresentado pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) e reformulado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), sugere que 5% da arrecadação seja aplicado em campanhas e iniciativas voltadas à educação de trânsito, com o objetivo de promover a segurança e a conscientização dos motoristas.
Essas ações incluem palestras, cursos, seminários e eventos, todos supervisionados pelo próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com tais medidas, é possível implementar boas práticas no trânsito e reduzir o número de acidentes, o que vai garantir um retorno social do investimento.
Multas de trânsito podem gerar mais medidas para educação no trânsito e, consequentemente, a redução das punições – Imagem: reprodução/Kindelmedia/Pexels
Etapas do projeto até a aprovação e vigência da lei
Para que a proposta se torne realidade, o PL deve passar por um processo legislativo específico. Inicialmente, o projeto já recebeu a aprovação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara.
No entanto, o texto ainda precisa ser avaliado pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e de Cidadania.
Portanto, os próximos passos no legislativo são:
-
Comissão de Finanças e Tributação;
-
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania;
-
Votação no plenário da Câmara dos Deputados;
-
Análise, votação e aprovação no Senado Federal;
-
Sanção presidencial.
Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto pode ter um caminho mais rápido até a aprovação, o que dispensa a necessidade de passar por todas as etapas tradicionais do legislativo. No entanto, o PL ainda precisa da aprovação final de ambas as casas e da sanção do presidente para se tornar uma lei efetiva.
Com tal iniciativa, espera-se que os recursos das multas se transformem em investimentos significativos na educação de trânsito e promovam um comportamento mais seguro e consciente nas ruas do país.

-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria