Economia
Novo formato para a aposentaria por idade de trabalhadores rurais; Entenda como vai funcionar
Agora os trabalhadores rurais que forem se aposentar por idade terão a análise feita automaticamente.
Agora os trabalhadores rurais que forem se aposentar por idade terão a análise feita automaticamente. Isso deve trazer mais agilidade no processo da aposentadoria.
Aposentadoria rural
Antes de mais nada, é preciso explicar que a aposentadoria rural é um direito dos trabalhadores. Isso porque, ao não ser mais capaz de trabalhar, esses segurados ainda terão uma forma de manter sua renda.
Existem três categorias em que se enquadram os trabalhadores rurais: segurado especial, segurado avulso, segurado empregado e segurado contribuinte individual. Todos eles devem cumprir três requisitos solicitados pelo Instituto a fim de receber o benefício da aposentadoria.
É preciso ter pelo menos 55 anos de idade, ter contribuído por pelo menos 15 anos de forma rural ou por economia familiar ou individual e ainda estar exercendo atividade entre os 55 anos e os 60 anos de idade.
Envio eletrônico da autodeclaração
A autodeclaração exigida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), documento que serve para confirmar que houve atividades prestadas por trabalhadores rurais, agora poderá ser enviada eletronicamente.
Os trabalhadores rurais que desejarem se aposentar por idade poderão enviar a autodeclaração de forma eletrônica, o que deve agilizar as solicitações de aposentaria pelo INSS.
Mas, afinal, como vai funcionar esse novo formato para envio da autodeclaração das atividades prestadas por trabalhadores rurais?
Essa mudança acontece com a intenção de agilizar o processo e a análise dos pedidos de aposentadoria da parcela rural dos trabalhadores. O envio poderá ser feito através do site do Meu INSS ou por meio do aplicativo de mesmo nome, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
Para acessar o site e o aplicativo é necessário se conectar com a conta do gov.br. Acessando o site, o trabalhador poderá selecionar a opção “novo requerimento”.
Ao selecionar essa opção, ele terá acesso a uma página onde estão listados os serviços que podem ser solicitados. O trabalhador deverá procurar a opção “aposentadoria rural” e selecioná-la.
É necessário confirmar os seus dados e, se necessário, atualizar a ficha. Serão solicitados alguns documentos que devem ser anexados.
Para finalizar o processo, será solicitado o CEP do trabalhador e em qual agência ele prefere receber o benefício. Após preencher essas informações, o trabalhador poderá acompanhar o andamento do seu pedido utilizando o próprio site ou aplicativo. É simples e rápido.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?